Dúvidas frequentes

- Preciso de visto pra viajar pra França?

Não, a não ser que sua viagem dure mais de 3 meses. Mas atenção, o passaporte precisa estar com validade de no mínimo 6 meses.

 

- Vou ter problema na imigração?

Provavelmente não. A França é mais amigável com brasileiros do que a Espanha, Portugal ou Reino Unido. Já perdi a conta de quantas idas e vindas fiz entre a França e o Brasil e até hoje nunca me amolaram. Mas como um viajante prevenido vale por dois, confira aqui algumas formalidades que eles podem exigir.

 

- Como ir e voltar do aeroportos de Paris?

Existem várias opções, mas a melhor depende de cada situação. Veja neste post algumas dicas.

 

- Qual a melhor época do ano para viajar?

Depende. A alta temporada em julho e agosto tem os meses mais quentes e os dias mais longos (só anoitece lá pelas 22h), mas também é quando tudo fica mais caro e cheio de gente. Gosto muito de viajar na primavera (abril-maio) ou outono (setembro-outubro) quando as temperaturas estão mais amenas e os lugares mais tranquilos. Viajar no inverno também é legal, principalmente para quem quer esquiar ou ver a neve. Não tenha medo do frio: estando bem equipado, a temperatura baixa não vai atrapalhar seu passeio.

 

- Como saber se meu hotel em Paris é bem localizado?

O melhor jeito de saber é pesquisar muito na Internet ou contar com a experiência de alguém que já foi. Confira algumas dicas neste post: Os melhores lugares para se hospedar em Paris

 

- Qual o melhor meio de transporte pra um roteiro no interior da França?

A França é um país relativamente pequeno, com estradas ótimas e uma das melhores redes de transporte ferroviário do mundo. Portanto, a melhor maneira de viajar na minha opinião é de trem ou carro, dependendo do destino e dos integrantes da viagem (viajar com a família é bem mais tranquilo de carro, já um casal com poucas malas viaja melhor de trem). Colocaria o avião em último lugar: você chega mais rápido de trem e a viagem é mais tranquila. Sem falar que não é no Brasil que você vai andar de trem-bala tão cedo!

 

- Vou poder dirigir com minha carteira de motorista brasileira?

Sim. De experiência própria, não é preciso carteira internacional para dirigir na França. Os brasileiros têm o direito de alugar carro e dirigir com a CNH durante qualquer estadia inferior a 1 ano.

 

- O que vale a pena comprar?

Não diria isso há uns dois anos atrás, mas atualmente a resposta é: TUDO! Percebi na minha última viagem ao Brasil que os preços das coisas estão completamente sem noção. Antes levava muamba do Brasil pra França, agora é o contrário. Os preços aqui estão mais ou menos equivalentes aos dos Estados Unidos, inclusive para eletrônicos, só um pouquinho mais caro dependendo das flutuações cambiais. O segredo é pesquisar.

 

- É verdade que os franceses são grossos?

Antes de mais nada, vamos esclarecer uma coisa: francês e parisiense são duas coisas distintas. A maioria das pessoas só conhece Paris e às vezes sai de lá com uma impressão negativa da França inteira. Na verdade, até os franceses da province (interior da França) consideram que os parisienses são muito estressadinhos. Isso não quer dizer que você vai ficar levando fora o tempo todo. Na França, como em qualquer outro lugar, tem gente boa e gente chata, gente solícita e gente aproveitadora. Na minha primeira viagem a Paris fui super ressabiada, achando que ia levar toco a torto e a direito, só para me surpreender com gente oferecendo ajuda pra achar um endereço ao me ver procurando no mapa, puxando conversa no ônibus… como em qualquer outro lugar.

 

- Não sei falar francês. Vou passar aperto na França? Vão achar ruim se eu falar inglês?

A realidade é que os franceses são péssimos em qualquer língua estrangeira. Teoricamente, as pessoas que ganham a vida com turismo falam ao menos inglês e são treinadas para fazê-lo. Portanto, um recepcionista de hotel não vai estranhar se você chegar falando inglês. Já a abordagem com os habitantes é diferente: se você já chegar penguntando where is the Eiffel tower, não vai agradar. Tente o seguinte: Bonjour, je suis brésilien(ne). Je ne parle pas français. Parlez-vous anglais/espagnol? Você vai perceber que a acolhida já vai ser bem mais amigável, e provavelmente a pessoa vai se esforçar pra falar inglês ou um francês bem básico (até mímica vale)…

 

- É verdade que francês não toma banho?

Bom, aí a gente já entra na esfera íntima das pessoas. Não posso saber da vida de cada um, mas todo mundo que eu conheço aqui toma banho todo dia (ou pelo menos alega que sim). Entretanto, há outros quesitos de higiene que realmente são diferentes dos nossos. Vi uma pesquisa outro dia falando que a média de banhos por semana dos franceses é a maior da Europa. Sabe quem vinha em último lugar? Os belgas…

 

Quer fazer alguma pergunta? Deixe um comentário aí embaixo que tentarei responder…

 

Última atualização: 24 de outubro de 2011

 

272 opiniões sobre “Dúvidas frequentes”

  1. Por favor, vou prá França em agosto/12 a passeio e preciso me deslocar entre as cidades: Paris – Nancy – Annecy – Grasse – Aix en Provence – Marseille – Lyon : este será meu roteiro de viagem. Como posso circular entre essas cidades de trem ou metro, se isso for possível, em todas elas tem estação de trem ou metro? elas são interligadas?.
    Não consegui localizar essas informações na internet, se não me engano vi apenas que de Paris tem TGV para Nancy.
    Obrigada…abraços.

    1. Oi, Magali
      Todas as cidades do seu roteiro são interligadas por trem, seja por TGV que é o trem-bala ou por TER ou CORAIL, que são os trens normais.

      Quando digo interligadas não quer dizer necessariamente que tem trem direto: por exemplo, pra ir de Nancy a Annecy, vc vai ter que trocar de trem em Lyon.

      A não ser que vc tenha um imperativo de datas ou lugares, tente incorporar esse fator no seu roteiro pra evitar idas e vindas desnecessárias!

      A única cidade onde vc não vai poder ir de trem é Grasse. O melhor seria pegar o trem até Nice, alugar um carro e ir até lá…

      Vc pode encontrar as informações sobre os trens no site da SNCF:

      http://www.voyages-sncf.com

      Bjos!

      1. QUEM TE DISSE QUE NÃO TEM TREM PARA GRASSE ?????????????
        MOÇA, CUIDADO COM AS RESPOSTAS……
        Accueil › Votre billet de train › Votre réservation pour MARSEILLE – GRASSE
        Sélectionnez votre aller
        Résultats Panier Coordonnées Confirmation
        Votre Voyage
        MARSEILLE
        GRASSE
        1 passager
        Aller Simple
        Aller-Retour
        Aller (JJ/MM/AAAA)
        2e classe
        1e classe
        Modifier d’autres critères
        Code Couleur Prix
        – cher + cher
        Tarif le + flexible
        Tarif le – cher en 1e classe
        Dans les trains « sans réservation », le placement est libre.
        SÉLECTIONNEZ VOTRE ALLER
        Aller le 22/03/2012 entre 06h58 et 12h01 – prix total pour 1 passager

        1. Noooossa, também não precisa gritar, né! :mad: Quem me falou foi meu marido, que trabalha na SNCF justamente gerenciando o tráfego de trens. Reclamei com ele e ele falou que nunca falou isso (deve ter confundido com St Paul de Vence). Obrigada pela correção. Fica aí a informação atualizada pra quem estiver procurando saber!

          1. Bonita e elegane sua resposta à interpelação de George Rodriguez.
            Seu site é muito bom.
            Abs.
            Adilson.

          2. Parabéns pela maneira elegante que respondeu esse grosseirão acima.
            Não desanime diante de algumas pessoas sem educação! Seu site é ótimo e tem ajudado inúmeras pessoas que, assim como eu, estarão visitando Paris pela primeira vez e estão simplesmente desesperadas! rs

          3. Hehehe, vai ver esse tosco aí em cima é francês… Ops, parisiense, hehehe

            Não resisti à piadinha politicamente incorreta. Hahaha

      2. Olá Ana, tudo bem? Estamos programando nossa viagem de Lua de Mel e vamos conhecer a França em maio próximo. Desde que começamos a pesquisar, passamos a frequentar seu blog, que é sensacional, nos ajudou muuuuuuito. Parabéns e muito obrigado!
        Veja se pode nos ajudar… Vamos ficar 8 dias em Paris e depois iremos conhecer Grasse, por mais 7 dias. Nossa idéia é ir de TGV e alugar um carro quando chegarmos lá. Porém, estamos tendo dificuldades em entender a melhor forma de chegarmos em Grasse. VÍ QUE O AMIGO Aí… rs… sugeriu uma viagem até Marseille… de lá, trocaríamos de trem e iríamos até Grasse? Acha melhor alugar o carro em Marseille? Pensei também em viajarmos de TGV até Avignon, que é mais perto, ou mesmo um trem direto. Vi que há uma estação em Grasse (http://www.ter-sncf.com/Region/paca/gare/Grasse.aspx) é isso? … enfim, rs.. … estamos meio perdidos, inclusive se temos que comprar os tickets lá… ou por aqui… Traçamos uma rota onde um site nos apresentou um valor de aproximadamente R$ 500,00 para os dois, ida e volta, depois vi no site da TGV, a mesma rota por EUR 25,00, … E, se você puder sugerir alguma dica que julgue conveniente, será muito bem recebida. Muito obrigado por sua iniciativa e dedicação com todos, desejamos-lhe muito sucesso com o blog e suas aulas. Abs à você e à todos os que você tem ajudado,
        de Ricardo e Francini

        1. Olha Marseille fica meio longe de Grasse. Se Grasse que é seu destino final, vc pode jogar direto no site http://www.voyages-sncf.com o trajeto PARIS-GRASSE. Ele vai propor certamente uma troca de trem em Cannes. Ou então, se vcs quiserem passear um pouco de carro (as estradas são bonitas!), outra opção é pegar um trajeto PARIS-NICE e alugar um carro em Nice pra terminar de chegar em Grasse.

          Se puderem evitar andar de carro em Marselha, é melhor. Marselha é a cidade mais esculhambada da França, o trânsito é meio bagunçado e o pessoal dirige meio louco (pros padrões franceses, bien sûr… ;))

          1. Olá Ana, obrigado pelo retorno.
            Decidimos então ficar em Paris e partir para Grasse no dia 08 e ficar até dia 15, aí subiremos para Paris no dia 15 mesmo, para pegar o voo para o Brasil as 23h. Estamos quase fechando com o Hotel em Grasse (Paris já está certo).
            O que nos deixou desesperados foi a questão do TGV. Optamos por ir até Cannes, e lá alugar um carro. Só que neste site que você sugere, não há passagens para o dia 8 com retorno em 15. Achei estranho, pos tanto Paris-Cannes ou Paris-Nice, nenhum trem, nenhum horário… Há outro meio para compra dos tickets? Pensei que iríamos chegar lá e comprar… Agora não sei o que fazer. Muito obrigado mais uma vez. Abs!

      3. Por favor me ajude. Tenho de 28 dez até 18 jan em Paris. O que devo conhecer e aonde ir ? Pode ser fora de Paris também.
        Grato

        FMZ

    2. Oi, sou de Fortaleza Ce, e estou indo para Legião Estrangeira, estou indo para cidade de Marselli, do aeroporto para o quartel é proximo, ou tenho que ir de metro. abraços… Grambel de Sousa !!!

  2. Gostaria de obter mais informações sobre Saint Evarzec e Quimper.
    Estarei em Badem Badem, Como devo proceder para ir até S. Evarzec?
    Agradecida.

    1. Oi, Joana
      Acho que saindo de Baden Baden o melhor seria pegar o trem em Karlshue, chegando na gare de l’Est em Paris, vc troca para a gare Montparnasse e de lá vai de TGV pra Quimper. Que eu saiba St Evarzec não tem estação, o jeito é alugar um carro pra terminar o caminho…
      Ou então parece que tem um vôo Baden-Baden-Paris, mas sinceramente acho o trem bem mais simples.
      Olhe no site da Deutsche Bahn: http://www.deutschebahn.com/
      e da SNCF: http://www.voyages-sncf.com
      Bjos!

  3. olá gostaria de saber se é obrigado a falar pelo menos inglês na alfândega para passar no aeroporto? e estou com um pouco de receio na hora de passar por lá…eu vou viajar sozinha,como eu devo agir?

    1. Oi Desirrê. Não se preocupe com a alfândega, pelo menos nome francês vc já tem! rsrsrs :) Olha, de experiência própria, em inúmeras viagens sozinha, nunca me amolaram. Mal olham o passaporte e me mandam entrar. Uma vez tive até que pedir pro cara carimbar pq queria a lembrança no passaporte, pq nem isso ele fez!!

      Portanto não se preocupe, só dê um “Bonjour” e um “merci” educado, mostre seu passaporte e geralmente eles não encrencam, não.

      Minha irmã foi sorteada uma vez para a revista da mala, sei que na época ela não precisou falar nada, o cara gesticulou algo pra ela abrir a bagagem, olhou lá dentro, bagunçou tudo e mandou ela embora. Se vc não estiver levando nada ilegal ou suspeito (tome cuidado com CDs piratas, óculos ou bolsa falsificados, ou até polvilho!! rsrs) qualquer mímica dá conta do recado. Eles têm o hábito de lidar com turistas que não falam direito a língua. Se vc cair numa revista certamente não vai ser o primeiro contato mais simpático que vc poderia ter com os franceses, mas tudo deve correr bem. Boa sorte!

      1. Olá Ana.

        Não sei se este é o canal competente para acessar você. (?) Pq só tem botão de “Responder” não tem de perguntar. Então, lá vai.
        Estamos chegando na Borgonha em meados de novembro próximo e permanência de 4 noites. Tenho reserva em Beaune, mas tenho dúvida se seria melhor hospedar em Dijon ou outro local.
        Qual o melhor roteiro para vinhos/cidades/paisagens?

        Agradecimentos antecipados pela ajuda.

  4. Amiga, eu e meu marido adoramos o seu blog …muito divertido e esclarecedor…beijo para voce e continue sempre a ser essa moça simpatica que voce é…..Abraços Bia e Moshe

  5. Oi Ana. Amei o blog. Eu o encontrei quando procurava informações sobre visto para a França. Vou para Paris estudar francês (curso que já faço no Brasil) no final de março. Passo todo o mês de abril lá e como vou sozinha terei de me virar – vraiment!! eu estive em Paris em maio do ano passado, mas estava de passagem e fiquei apenas quatro dias, tempo insuficiente para conhecer essa cidade apaixonante. A minha maior preocupação diz respeito ao metrô. Li seu post sobre o assunto. Vc recomenda que eu compre o tal “carnê” com dez bilhetes? EU farei o curso na Aliança Francesa (101 Boulevard Raspail, Paris) e ficarei hospedada no 203 Rue de Paris, Charenton-le-Pont. Ir de metrô é a forma mais fácil de me deslocar de um local a outro?
    Obrigada e parabéns pelo blog!
    Soraia Kalil

  6. Olá Soraia! Olhei no site do Mappy qual itinerário eles recomendam pro seu trajeto, de acordo com eles o melhor é a pé + metrô (linha 8 + 6), o que deve demorar uns 45 minutos. Se vc for ficar o mês todo em Paris, acho que é vantajoso pegar o passe Navigo (62,90€ pra zona 1-2), principalmente se vc pretende passear muito por lá. Mas isso também depende, porque o Navigo é válido do primeiro ao último dia do mês. Dependendo das suas datas, pode não compensar. O jeito é calcular mesmo!! Eu acho o carnê de 10 melhor para estadas menores, quando o objetivo é só turístico. Dê uma olhada nesta página da RATP pra ter uma idéia: http://www.ratp.fr/fr/ratp/c_20586/tous-les-titres-et-tarifs/
    Bjos e boa sorte! :)

  7. Olá Srª Ana em junho (02) estarei indo com um grupo de paraquedistas a Paris rumo a Caem e depois retornando a Paris ñ sei falar nada de francês mas estou colhendo algumas dicas suas,espero me sair bem, apesar de ter guia gosto muito de caminhar e conhecer (subúrbio) pode me ajudar nisso?

    1. Oi, Márcio! Posso tentar ajudar sim, só não entendi direito no quê! rsrsrs :lol: Vc quer dicas pra conhecer os arredores de Caen? Ou pra se virar no francês?

  8. Minha primeira vinda à França foi justamente à Paris, e antes de vir um antigo professor de inglês que é parisiense me disse que seria bom, antes de pedir qualquer informação, pelo menos dizer as frases que você listou em francês pra quebrar o gelo! Fiz isso e não tive problemas pra visitar monumentos e museus, até que cheguei ao Mc Donald’s (estudante com dinheiro contato come mal!) , fiz meu pedido mas na hora de concluir, o atendente me perguntou algo que não entendi (saiu do meu script) e minha amiga que falava francês estava fora do meu campo de visão. Pra minha surpresa, um tipico parisiense me explicou, em inglês, o que o moço tinha perguntado, e finalizou meu pedido! Acho que quando eles percebem que esgotamos nossas possibilidades de comunicação, eles intercedem, mesmo em Paris! Engraçado é que conhece parisienses que dizem que la as pessoas são meio ranzinzas mesmo!
    Aqui no sul as coisas são mais tranquilas, aprendi bastante com as pessoas, que foram muito pacientes, mesmo no comércio, e me corrigiam ou usavam inglês sempre que me viam em apuros! Além do inglês é comum encontrarmos atendentes que falam espanhol ou italiano, e ja me surpreendi com francês que fala português porque pai ou mãe são dessa origem! E felizmente o brasileiro tem sido cada dia mais bem recebido por aqui!

    1. Concordo com vc, Natalia. As pessoas nas outras regiões da França são bem mais amigáveis, mas até os parisienses são mais receptivos quando a gente se esforça um pouquinho. Minha primeira impressão da França e dos franceses foi muito positiva justamente por causa disso: cheguei aqui rasgando o francês que podia, e achei muita gente de boa vontade disposta a ajudar! O cúmulo foi gente que me viu na rua olhando coisa no mapa vir me OFERECER ajuda pra achar o que eu estava procurando…

      E aí o Jaca Paládio diz (quem lembra dele?? rsrsrs): você pode não acreditar, mas isso aconteceu em Paris!

  9. Boa Srª Ana sim gostaria de me aventurar pelos arredores de Paris,pois em Caen participaremos de solenidades comemorativas não teria tempo,em Paris sim teremos dias livres.

  10. Prezada Ana Veloso,
    Gostaria de saber se é exigido atestasdo de vacina contra febre amarela para entrar na França (vou de TAP, Brasil -> Lisboa -> Bruxelas.
    Outra coisa: para usar o carregador de elergia de celular e de notebook é necessário adaptador para as tomas elétricas francesas?
    Obrigado pela Atenção,
    Adilson.

    1. Oi, Adilson
      Nunca me pediram nenhum tipo de atestado de vacina chegando na Europa, por esse lado vc está tranquilo. Mas se tiver um cartão de vacina leve com o passaporte pois não custa nada!
      Vc provavelmente vai precisar de um adaptador sim, as tomadas aqui são de 2 pinos redondos mas que são mais largos e mais distantes um do outro, alguns aparelhos entram, outros não. A voltagem é 220v. Compre um adaptador universal ou senão geralmente nos hotéis eles podem emprestar. Boa viagem! :D

  11. Oi Ana, adorei seu Blog, eh maravilhoso, vc me pareceu uma pessoa muito legal e atenciosa. Moro em Los Angeles e estou pensando em ir a Franca em setembro, comecando por Paris, alugar um carro ainda em Paris e ir para o sul ate Marseille. A minha pergunta seria se eh facil dirigil em Paris e se seria uma boa ideia dirigir ate o sul. Pelas fotos e alguns programas gravados pela Franca, sempre achei tudo muito lindo e sempre quis fazer este passeio. Outra pergunta eh, se com a crise na Europa, se realmente eh uma boa ideia ir agora neste ano, fazer esta viagem.
    Abracos
    Lea

    1. Oi, Lea! Obrigada, que bom que vc está gostando do blog! :D

      Olha, dirigir em Paris é uma péssima idéia, mas dirigir pelas estradas da França é ótimo! Não é difícil e os motoristas são muito mais civilizados do que no Brasil. Deixe pra pegar o carro de aluguel no último dia, quando for sair de Paris mesmo. Acho que o melhor é aproveitar pra ir parando no caminho pra visitar algumas cidades, mesmo se a distância pra gente que é do Brasil parece pequena, você vai praticamente atravessar a França inteira, e tem tanta coisa diferente pra ver que seria uma pena passar batido.

      Quanto a crise na Europa vc quer dizer a crise financeira?? Isso não vai afetar em nada sua viagem, pelo menos aqui na França. Na Grécia já não sei, mas também não é lá essas coisas não, tbm não é como se o país estivesse em guerra civil!! rsrsrs Acho que qto antes vc fizer a viagem, melhor, aproveite agora que o Real está valorizado pq tá valendo a pena!! Bjos!

  12. Olá, Ana
    Vou para França em julho/2012 a passeio com a família, vamos fica hospedados no Novo Hotel que fica localizado rua 257 rue de vaugirard 15 port de Versalhes, o café manha do hotel esta muito caro, você poderia me ajudar , aonde tem um cafe da manha que seja bom com um valor acessível?

  13. Ana, Tenho ido quase todo ano pra França desde 2006 em férias de 30 a 45 dias.
    Ano que vem, em abril, pretendo ir pra ficar 3 meses na Ardèche.
    Para isso estou tentando alugar (uma vez que trocar estadia com alguém que qou trocar estadiauma casa ou apartamento próximo a Aubenas (por motivos pessoais)

  14. Ana, tenho ido, desde 2006, quase todo ano pra França em férias de 30 a 45 dias.
    Ano que vem, em abril, pretendo ir pra ficar 3 meses na Ardèche.
    Para isso estou tentando alugar (uma vez que trocar estadia com alguém que queira vir pra Campinas- SP de sã consciência, vai ser difícil…) uma casa ou apartamento, mobiliados, próximo a Aubenas (por motivos pessoais).
    Tenho visto alguns apartamentos numa faixa aceitável em preço, localização e de bom tamanho.
    Entretanto, sei que vou precisar de carro quase que o tempo todo e aí a coisa pega…
    Geralmente alugo via Easyterra, que tem os melhores preços e trabalha com várias locadoras (Hertz, Europcar, etc.).
    Mas, convenhamos, alugar um carro por 3 meses me parece uma forma meio estúpida de se jogar dinheiro fora (considerando que, hoje, o aluguel seria de 2500 euros/3meses) .
    Um amigo me disse que alguns fabricantes (citou a Peugeot) tem um tipo de “venda”, mais parecida com leasing onde você compra um carro zero parcelado, paga as parcelas referentes aos meses que fica com ele e o devolve ao fabricante (com garantia de recompra) com pequeno deságio ao final da estadia, sendo muito mais barato do que o aluguel convencional.
    Tenho procurado por esse tipo de coisa no site de todos os fabricantes, mas não acho nada parecido.
    Conhece algo assim?
    Sabe onde poderia melhor informar-me sobre o assunto?

    No aguardo se sua resposta, muito obrigado e saudações.
    Sergio

  15. oi Ana! adorei seu blog. Estarei viajando para Paris neste mes de setembro proximo, e minha pergunta é: “até que ponto seremos afetados pela crise europeia, nesta minha viajem?? as coisas estão muito caras em Paris??

    grato
    CRISTINA

  16. Olá Ana Veloso,

    Gostei muito do teu blog e gostaria de te pedir um favor. A minha amiga irá para Paris em breve e pedi que ela comprasse um celular pra mim. Se fosse possível gostaria de saber quais as melhores e mais baratas lojas de eletroeletrônicos que há por ai, pois sei que o Euro vale mais em conta quando comprado com o Real.

    Aguardo sua resposta !

    Desde já Agradeço!

  17. Ola, o meu caso é o seguinte. Estou querendo visitar a Franca agora no fim de julho/12, para estar ai por 1 mes. Vou sair de Buenos Aires onde estou agr e ir, so que tenho medo de o seguinte. Entrei no site que mostra os requisitos necessario e la fala que brasileiro nao precisa de visto mas precisa ter 40 euros por dia que vai estar na Franca. Minha pergunta é a seguinte: como eles fazem para verificar se temos toda essa quantia na conta? acessam de la ou levo um extrato direto daqui? Eles realmente olham a papelada? sao rigoroso com a documentacao no aeroporto ou é tranquilo, so olhando a passagem com a data de chegada e partida do pais? pq tenho um amigo que foi e disse que eles nao olharam a papelada dele, mas ele ia para morar e estudar no país.

    Se puder esclarecer essas minhas duvidas fico muito grato. =)

  18. OIa, primeiramente gostaria de parabenizar o blog, e ótimo!
    Pretendo viajar a França em fevereiro de 2013, vou a Lyon tenho um amigo que mora la, cidadão frances mesmo, mas tenho mil e uma duvidas, estava olhando em outros sites sobre esse ‘ ATESTADO DE ACOLHIMENTO’ e cada vez mais me confundo, como funciona, aonde ele tem que pegar?
    A outra pergunta e sobre a imigração, tenho 17 anos, faço 18 dia 20/02, portanto vou viajar so depois que completar 18, meu passaporte vai em branco, nunca fiz uma viagem internacional, sempre tenho duvidas em questão a imigração.
    Muito obrigado

  19. Oi Ana, muito legal seu blog e suas dicas. Vamos em outubro, eu e minha esposa, para a França, Alsacia e Borgonha, passamos 15 dias e pretendemos fazer tudo de carro. Qual a opção para podermos usar a internet no I Phone que já temos? sabe se a net tem cobertura nessas regiões? E o passeio de balão em Dijon, recomenda?
    bjs.
    Mauro e Celia

  20. Nossa, que achado!!Seu site é uma ótima fonte de informações! =D
    Agora vem o pedido (rs), você sabe me dizer qual é a forma mais fácil e rápida de me deslocar de Paris para Besançon?
    Obrigado.

  21. Oi, Ana
    Conhecí ontem seu blog. Muito bom!!!
    Preciso de sua ajuda “intensiva”. Vou para França (31 de outubro a 11 de novembro).
    Meu voo será São Paulo x Marseille (o que aprendí a falar em francês, foi aqui com você…Merci!!!). Eu e meu namorado (francês) agradecemos :-)
    Como é a temperatura nesse período? Que tipo de roupa levar?
    Não entendo esse seguro saúde. É aquele quem contratamos quando compramos a passagem aérea? Em caso negativo pode me dar uma indicação aqui no Brasil (São Paulo), por favor?
    Ana, por favor, me de o máximo de dicas pois é minha primeira vez na Europa…
    Muito, mas muito obrigada mesmo

    1. O seguro saúde é o que compramos com a passagem aérea mesmo. Ele é igual pra qualquer pais da União Européia.

  22. Ana, seu site e otimo ! Tirando o mapa das regioes da Franca nas quais nao adianta clicar, o resto esta otimo.
    Adorei sua maneira de escrever tambem. Bem legal e divertida. Fiquei horas lendo, nao acabei, calor, volto amanha !
    Irei viajar com eu marido por 21 dias. Estamos com vontade de pegar trem em Paris ate Avignon e la alugarmos um carro e visitarmos as cidades ao redor. So hoje me toquei que de Avignon a Nice sao menos de 3 hrs. Voce nao tem muitas dicas destes passeios ou talvez eu nao tenha visto ainda.
    Outra coisa, voce acha que vale a pena ir a Giverny?
    Abracos e obrigada

    PS : adorei o farofe hahahaha

  23. Olá Ana,

    Seu blog é muito interessante e vou lhe explorar um pouco mais: Somos casal e crianças de 5 e 8 anos que nunca viram neve. Em fevereiro 2013 vamos conhecer Paris (incluindo a Eurodisney). Ir á França e não andar de TGV é covardia. Assim, estou procurando uma programação de 1 dia (ida e volta) onde possamos passear de TGV e que as crianças (e nós também) possamos amassar um pouco de neve. Não precisa obrigatoriamente ser uma estação de ski, mas também não estão excluídas.

    Abraços,

    Eduardo Oliveira

  24. Ana, bom dia!
    Irei para Paris em Abril do ano que vem e a minha pergunta é como fazer para ir de Paris até Lourdes? É melhor ir de trem? Quando tempo eu demoro para chegar lá?
    Eu consigo ir e voltar no mesmo dia, pois estarei hospedada em Paris e de lá vou para Roma.
    Qual é o custo de trem? É mais fácil ir à noite ou de dia?
    Muito obrigada.
    Meiri

  25. Ana, vou viajar no mes de outubro. Faremos uma viagem de carro de Annecy a Nice. Vi nos mapas que existem 3 rotas sendo a maior de 563 km e a menor de 428km, poderia me informar qual seria a melhor rota e menos complicada. Obrigado

  26. Olá, minha pergunta é a seguinte:
    Mês que vem eu com minha família e minha namorada, iremos à Paris, só que no período da viagem o passaporte dela faltara 4 meses para o vencimento, eu vou para França passar 5 dias, haverá algum problema ou não?
    Agradecido

  27. Oi Ana! Parabens pelo site! Gostaria da sua opiniao: sempre sonhei conhecer Provence. Ja conheco o sul da Franca, Paris, Mont Saint Michel, Vale do Loire. So que estarei disponivel apenas de 10 a 20 de novembro de 2012. Irei com meu filho de 18 anos. Pensei em fazer um passeio de bicicleta ou um curso de culinaria..rsrs… queria vivenciar um pouquinho da Provence e nao fazer apenas programa de turista. Vc tem alguma sugestao? Desde ja obrigada! Abs, Marcia

  28. Olá!!! Pretendo viajar no próximo ano para a França e já estou começando a planejar td. Adorei seu site, tem dicas incríveis. Gostaria de saber se a França é um país perigoso. Eu explico: como pretendo viajar sozinha, fico meio apreensiva com essas coisas pq aqui no Brasil, mesmo algumas cidades turísticas são bem perigosas. Nunca li ou vi nada sobre assaltos à turistas na França, mas resolvi perguntar à vc que tem mais experiência no assunto.
    Muito obrigada!!!
    :-)

  29. ola, estou indo eu minha esposa e minha filha de 12 anos para paris, não sei flar nem ingles e nem frances, como vou fazer para me comunicar la? e gostaria de saber se al é muito violento, e tem feijão e arroz bjs.

  30. Oi, Ana!
    Vi as formalidades sobre o ingresso na França no link que vc citou… a que se refere o item ” Garantias de repatriamento para as despesas com retorno ao país de residência habitual (título de transporte marítimo, ferroviário, rodoviário ou aéreo, ou atestado bancário)”?

    Outra coisa, indo com meu marido cada um tem que “mostrar” seu dinheiro ou podemos “mostrar” o dinheiro que temos juntos? Mais ou menos 62 euros por dia, não é?

    Outra coisa que o site diz:

    “Estadia turística: mostrar qualquer documento capaz de comprovar o objetivo e as condições da estadia.” Tipo o quê? rsrsrs não temos nenhum documento que comprove nosso sonho em conhecer Paris! rsrsrs

    Obg!!!!

  31. Marseille, bom, sendo curto e grosso, fique longe dela, é uma cidade grande, com um transito horrivel, tudo é complicado e principalmente muito perigosa. Bandos de ciganos e motociclistas que roubam os turistas estão por todo o lado. A policia é completamente despreparada para atender qualquer turista. No consulado brasileiro em Paris o que mais se vê são brasileiros vitimas de Marseille. Conselho? Não confira.

  32. Ola Ana ,
    bom eu fui a França esse ano e estive em Saint Michel , essa cidade é um ótimo lugar turístico para se conhecer … lá é um lugar belíssimo !!
    Eu também gostaria de lhe perguntar uma coisa , você só conhece a França ou conhece outros lugares da europa que ninguém pode deixar de ir ?? gostaria de saber pois estou fazendo uma viagem pela europa .

    obrigada pela atenção

  33. Ola Ana! Parabéns pelo seu blog,muito esclarecedor e divertido.
    Gostaria de saber se em quase todo lugar de Paris ( inclusive na rua ) é possível encontrar wi fi grátis.Ou se é possível comprar um chip para o smartphone com pacote de internet.
    Obrigado

  34. Oi, Ana! Descobri seu blog hj e estou adorando.
    Gostaria que você me indicasse uma operadora de celular com um plano economico para uso de internet. Da ultima vez que estive na França, não soube me explicar direito, e, apenas o uso da internet me custou 15 euros/ dia.
    Obrigada.

  35. Ana
    Eu e meu marido estavamos programando ir a Paris em janeiro e ficar 40 dias estudando francês (já temos uma noção básica), pois pretendemos fazer um pos doc em Lille no final de 2013. Porém, para janeiro só existem cursos de idiomas para adultos e nós precisamos que nossas filhas de 10 e 12 anos façam tbém. Como não há, vc sabe se existe algum curso (como arte ou música) ou algum lugar (mesmo que a gente pague) para crianças ficarem enquanto nós adultos estudarmos (todas as manhãs)? Acreditamos que conviverem com crianças falando o francês já seria bem interessante…elas já iniciaram o estudo do idioma aqui no Brasil. Merci!! Simone

    1. Olá Simone
      Como vai?
      Li sua postagem neste blog e acho que, talvez, você possa me ajudar.
      Estou indo para Lyon no mês de outubro para pós-doc, vou ficar por seis meses. Pretendo levar minha filha de 10 anos e não sei como fazer com relação à escola dela. Você já está ou esteve na França com suas filhas? Como fez? Merci!

  36. Ana, por favor, pretendo ir de Paris a Chamonix em janeiro de carro. Vc sabe se é perigoso dirigir até lá em razão da neve? Se demora muito a viagem? Pretendo sair de Paris dia 02/janeiro/2013 e retornar no dia 06/janeiro/2013. Sendo aproximandamente 900Km, vc acha que a viagem compensa, em razão da sua beleza ou algo interessante que possa ser apreciado?
    Obrigado

    1. oi..td bem…..desculpe o imcomodo ,mas seria interessante a voce ,se seria possivel vc me enviasse um tenis le coq sportif , é um sonho de crianca que tenho ate hoje ,se possivel ,me comunique ….obrigado pela antencao

    2. Olá Elio! Estou planejando este roteiro de carro (Paris-chamonix) , mas agora em setembro. Vc chegou a ir realmente de carro? Fez parada em alguma cidadezinha que recomende? Obrigada!

      1. Oi Fernanda, estou querendo fazer este mesmo roteiro que vc..ir de Paris até Chamonix de carro. Vc obteve mais informações? viajo no inicio do proximo mês e estou um pouco perdida em relação a estrada..tempo de viagem…
        Se vc já tiver obtido mais informações…
        Estou querendo parar em Dijon (borgonha) para fazer o passeio de balão e depois seguir para Chamonix.
        Obrigada.

  37. Nossa!
    Amei seu Blog!
    Muito esclarecedor!
    Gostaria de saber, por favor e se for possível, o valor aproximado em Euros, para comprar roupas adequadas ao frio da região.
    obrigada!

  38. Por favor, gostaria de dicas de como me comunicar de forma barata via smartphone na frança com o brasil ? Compro o chip lá ou levo daqui ? acesso a internet via wi-fi e 3G ?
    Grato

  39. Oi Ana, tudo bem?
    Estamos viajando para França com um grupo de 10 pessoas em Maio.
    Gostariamos de alugar uma van ou dois carros om motorista para fazer o seguinte percurso:

    Dia 9: carro com motorista a disposição todo o dia pois planejamos ir a Monaco e cidades próximas

    Dia 10: carro com motorista a disposição todo o dia pois planejamos ir a Cannes e cidades próximas

    Dia 11: carro com motorista para nos levar até Saint Tropez onde passaremos o dia e a tarde seguiremos para Marseille

    Dia 13: carro com motorista para nos levar de Marseille a Carcassonne

    Dia 14: carro com motorista para nos levar de Carcassonne a Bordeaux

    Dia 16: carro com motorista para nos levar de Bordeaux a Saint Maló

    Dia 17: carro com motorista para nos ao Mont Saint Michel – só um período (tarde ou manhã)

    Dia 18: carro com motorista para nos levar de Saint Maló a Paris

    Voce tem indicação de alguma agencia que possa nos fazer um orçamento ?
    Obrigada

  40. Olá!!

    Vou viajar pela primeira vez. Estou indo, sozinho, para a França no dia 29 de dezembro e chego lá no dia 30. Eu só consegui reservar uma hospedagem perto da faculdade para dia 1 de janeiro em diante. Portanto eu vou precisar de um lugar para ficar somente nos dias 30 e 31 de dezembro só que eu não sei muito bem onde procurar e também estou querendo economizar o máximo que eu puder. O que eu poderia fazer? Vou desembarcar no aeroporto saint-exupery e estou pretendendo passar o ano novo em Paris.
    Muito obrigado!

  41. Oi Ana , gostaria de saber se eu consigo entrar na França sem o atestado de acolhimento da prefeitura,pois vou visitar meu filho que mora na residencia universitaria em Bensançon, pretendemos alugar um apartamento
    por 03 meses, nao sabemos end,

  42. Ola pessoas lindas do brasil qualquer duvida em Paris ou cidades vizinhas estou aqui para ajudar moro em Paris e tenho conhecimento vasto aqui alem disso se precisaram de deslocarem trabalho como taxista podemos fazer bons preços,e nao precise ter receio com a lingua falo fluente o frances e alem disso sou casado com uma francesa se tiverem algum problema burocratico se tiver ao nosso alcance podemos ajudar,Paris cidade belissima mas deixo claro nao e mar de rosas temos que ter algumas precaçoes muita mistura de raças,estou nesse email pelopes@hotmail.com meu nome Gabriel fiquem com Deus e quem precisar do meus conselhos e do meu trabalho estou a disposiçao beijo no coraçoes de voceis.

  43. Oi Ana, parabéns pelo seu blog, muito bom!!!

    Estou planejando ir à França com minha esposa e gostaria de saber de vc, qual a melhor época p/ ir na baixa temporada, Primavera ou Outono? Poderia indicar me alguns lugares que vale a pena conhecer e que sejam próximos à Paris, que é onde pretendemos nos hospedar? Nice é legal?
    Conhece alguns restaurantes em Paris onde posso comer bem por um preço legal, ou seja, não quero gastar muito com alimentação, pois, a França tem fama de pratos caros?

    Um semana é suficiente p/ conhecer Paris e algumas outras cidades que vc indicar?

    PS: Pretendemos também conhecer a Itália, Portugal e Espãnha. Vc recomenda fazer um país por vez ou dá p/ fazer pelo menos dois em duas semanas?

    Muito obrigado e um abraço!

    Adilson

  44. Show de bola o seu site! Ano passado eu participei de um intercâmbio na França onde tomei um curso de francês em Paris e foi uma experiência maravilhosa e inesquecível. Eu estudei na escola Sprachcaffe Languages Plus no centro de Paris e aproveitei bastante essa cidade encantadora da vida notura aos pontos turísticos da cidade. Vale a pena viajar à Paris porque é uma experiência única.

  45. Olá, Ana!
    É, de fato, necessário fazer o tal seguro de 30.000 euros ou eles não dão importância para esse quesito?
    Grato pelo retorno.

  46. Olá.. vou para Paris em abril e estou com muitas dúvidas quanto ao tipo de roupas que devo levar. Deu para perceber que os franceses são elegantes nesse quesito. Agendei tbém um jantar na Torrre Eiffel… seria exagero ir com um vestido curto de Paete??? isso se a temperatura permitir né…

    1. Andreza não se preocupe com as roupas, vista o que quiser!! Um sapato confortável é o mais importante pq vc vai andar muito. Paris é cheio de turista e o pessoal tá acostumado a ver de tudo!

  47. Olá , tudo bem com vc ??/Gostaria de sua ajuda …estou indo a região da Provence em maio a única coisa certa são 3 dias em Avignon ….sobram mais 3 …pensei em ficar em Marselha ( mas tenho lido alguns comentários não tão bons ) e dali visitar as cidades próximas . Qual sua sugestão ??
    Eu posso ir de trem para Avignon, Aix de provence ??/
    obrigada

    1. Valquiria, Avignon é bem pequeno, em 3 dias o melhor é visitar um pouco a região em volta que é bem bonita. Não aconselho Marselha como ponto de apoio não, é uma cidade bonita mas esculhambada, com engarrafamento, etc… Acho Aix em Provence mais interessante!
      Abs

  48. Olá,

    Estive em Paris em fevereiro e fiz uma compra numa loja de instrumentos musicais Paul Beuscher.
    Peguei a nota para entregar no Taxfree. Porém como paguei com cartão de crédito (Mastercard), fui informada que teria que enviar as notas pelo correio.
    Gostaria de obter a informação para que endereço enviar a nota para reembolso.
    Caso você tenha está informação lhe agradeço muito, do contrário aonde eu poderia obte-la.

    Obrigada pela atenção.

    Abraço,
    Débora

    1. Débora, geralmente quando é assim existe uma caixinha de correio no aeroporto, perto do balcão to Tax Free, pra vc colocar o envelope com as notas. Agora se vc voltou pra casa com o envelope, não sei como fazer… désolée ! :(

  49. Olá Ana, estou programando para o Junho ou agosto?? uma bela viagem de noivado para Madrid(3dias), Barcelona(3) e Bordeaux à Côte dAzur (10) de carro. Este último trecho me encanta mas anda gerando algumas dúvidas. 10 dias é viável? Pensei em 3 p/ Bordeaux mais 7 para a viagem e a Côte. Obrigado e parabéns!

  50. Oi, Ana, é um alívio encontrar um site como o seu. Estou me programando para ir à França em janeiro/14, ficar por lá um mês e quando encontrei o seu site pensei,”pronto, este fica nos favoritos e não preciso me preocupara mais!”.
    Minha primeira pergunta é:
    para ficar um mês, como uma viajante com pouco dinheiro para compras e hotéis caros, quanto mais ou menos posso planejar para gastar por dia. Quando digo “dia”, digo, café da manhã, almoço, jantar, e visitar pontos turísticos (sem incluir compras). Quero ter ideia do gasto mínimo.

    Muito obrigada, depois virão outras perguntas.
    Continue com o seu site
    Martha

  51. Eu gostaria de saber se tem trem ou onibus que vai de besançon para versalhes ou se eu terei que ir de besançon até paris e de paris a versalhes para poder visitar o palacio.

  52. Oi Ana, parabéns pelo seu blog, excelente!!!

    Obs: Ignorou minha mensagem de Janeiro né!

    Estou planejando ir à França com minha esposa em maio de 2014. Conhece alguns restaurantes em Paris onde posso comer bem por um preço legal, ou seja, não quero gastar muito com alimentação, pois, a França tem fama de pratos caros?

    Ficarei 6 dias em Paris, 3 dias em Dijon e 2 dias em Strasbourg.

    Pode indicar me alguns lugares onde devo ir na Borgonha para conhecer e degustar um bom vinho.

    Se for possível dar umas dicas de Strasbourg também seria ótimo.

    Depois conto p/ você como foi a viagem.

    Muito obrigado e um grande abraço!

    Adilson

    1. Adilson, em janeiro eu estava ignorando tudo… rsrsrs nem estava olhando o blog !

      A França tem fama de ter pratos caros, mas pelo jeito que andam as coisas no Brasil, agora aqui tá mais barato que aí. Não se preocupe com isso, pois aqui os restaurantes são obrigados a mostrar os preços e os cardápios do lado de fora, portanto vc não arrisca a ter uma surpresa ruim. http://www.viajarnafranca.com/2011/10/como-escolher-um-bom-restaurante-na-franca/

      Na Borgonha se vc quiser degustar vinhos o melhor lugar é Beaune, não Dijon. Mas saindo de Dijon tem umas excursões (por exemplo http://www.authentica-tours.com/ é muito boa) que levam os turistas nos vinhedos, fazem degustações…

      Boa viagem e depois conte como foi! :)

      1. Obrigado Ana, você é demais!!! vocé devia ser comediante.

        Me propus a ler todo o seu blog e conforme vou lendo, não consigo ficar um minuto sem dar aquela gargalhada!!! com os comentários que faz. Adoraria te conhecer. Quem sabe nos trombamos por ai
        em Maio de 2014.

        Um abraço!

  53. Ana, por favor me ajude! Comprei passagens para o TVG Paris-Avigon pela SNFC e acabei digitando errado o nome da minha filha (coloquei o meu novamente em vez do dela) e emiti os e-billhetes assim. Agora não consigo de jeito nenhum consertar a besteira no site e meu francês é péssimo. Só o prim eiro nome dela está trocado. O sobrenome está certo. Você acha que tem jeito de trocar? Vão nos deixar embarcar? Ela só tem 4 anos.
    Você sabe alguma coisa sobre como corrigir esse erro? bjos e obrigada!!

    1. Ligiane meu consultor aqui tá falando que não tem problema. Vc pode embarcar normalmente com sua filha. Só não esqueça de “composter” os bilhetes! (http://www.viajarnafranca.com/2011/10/como-andar-de-trem-na-franca/). O que o cobrador que passa no trem vai olhar é isso, e se vcs estão no trem certo. Na maioria das vezes eles nem lêem os nomes! Além disso, geralmente eles não pedem identidade, e nada impede que sua filha tenha o mesmo nome que vc… se ele perguntar alguma coisa, e vc tentar responder, ele logo vai entender que é turista que errou alguma coisa e não vai te amolar ;)

  54. oLa, estou indo no inverno, dezembro, e gostaria de me deslocar para interior , numa faixa. 500 km de ida e o mesmo. volta, só gostaria de fazer de carro, mas pergunto nesta época neva?, é seguro dirigir com este tempo?, quanto ao custo a diária é bem acessível, mas não vi o preço dos trens ainda.

    obrigado

  55. bem, estou indo a Paris em outubro e queria ir a disney….vejo vários receptivos oferecendo para levar lá. eu teria problema em ir de trem???? e pretendo ir a Giverny tb…? agradeço a sua atenção.. òtimo blog.. já está nos favoritos… abraços

    1. Não mexe com receptivo pra ir pra Disney não, é muito fácil, é um pulinho de trem! Quanto a Giverny já não sei…

  56. Olá tudo bem? Vou p Paris em maio de 2014… Será que vejo um pouco de neve? E p eu me deslocar para Espanha e Itália os trens são muito caros? Obrigado!!!!!!

    1. Bruno não tem neve em maio não, já é primavera. Quanto mais cedo vc comprar as passagens de trem, mais baratas elas vão ser! É preciso se organizar com antecedência :)

  57. Oi, estou indo para a Paris e quero sair de lá para Roma, e retornar para Paris para voltar ao Brasil. Qual transporte vc indica para fazer PARIS/ROMA/PARIS? E caso seja alugar carro, qual o custo q vc acredite para 7 dias e o melhor intinerário com paradas/hotéis/etc? Será que abusei muito de sua paciência? Rs. De qualquer sorte, o q der para responder, agradeço desde logo.

    1. Antonio, avião ou carro dependendo do tempo que vc quiser demorar! De carro eu pararia no sul da França, alguns dias na côte d’azur acho que seria uma boa ideia!

  58. Oi Ana,

    Muito legal o seu blog. Boas dicas para quem deseja conhecer e explorar a frança.
    Vi aqui sobre o assunto de habilitação e queria saber se continua tranquilo dirigir na frança somente com a CNH brasileira, sem tradução juramentada e sem o PID.
    Desde ja agradeço

    1. Leandro acho que sim, pelo o que eu saiba a legislação continua a mesma. A carteira brasileira pode ser usada por até um ano de permanência na França.

  59. Oi bom dia Ana!

    Meu namorado mora na França, ele é empresário lá. Eu estou querendo ir morar com ele lá, o que devo fazer para não ter complicações quando eu chegar lá e o que preciso?

    1. Fabiana é muito importante vc já pedir o visto antes de sair do Brasil, no consulado ou na embaixada da França. Se vc fizer o pedido depois que já estiver na França é muito provável ele ser negado! Cuidado!

  60. Olá, como tem passado?…tenho seguido suas publicações, pois vou a Paris em julho e tem me ajudado com as dicas…muito obrigado.
    Por tudo o que vi, tenho uma dúvida que não me lembro de ter lido em lugar nenhum…há muitas dicas de hotéis, restaurantes, passeios, gastos, etc…minha pergunta é muito prosaica: há banheiros públicos que podemos utilizar? se está em um museu imagino que tenha, em um restaurante também, mas quando vc está andando pelas ruas…como fazer?
    Abraços e por mais corrida que ande a vida não desista do blog…bj

    1. Lia, boa pergunta! Há banheiros públicos sim, mas são raros e vc tem que ter moedinhas pra entrar, e são fedidos pra caramba!!! Só em caso de extrema urgência mesmo. Quando estou pelas ruas e começo a sentir vontade, vou procurando um Mc Donald’s ou um Quick pra resolver o problema! :D

  61. Bonjour Ana!

    Estou programando ir para Lyon em janeiro de 2014 para realizar uma pesquisa e tenho um milhão de dúvidas acerca de todos os temas! Para começar, gostaria de saber a média de gasto com alimentação (para cozinhar em casa) por semana ou por mês. Irei com uma bolsa de 1.300 euros. Será que consigo morar em apartamento de 700 euros (que fica em Bedincity), comer e me transportar? Esta é a primeira dúvida de tantas tantas que já tenho em minha mente! Atenciosamente.

    1. Vanessa é importante ver no preço do alguel se ele é “charges comprises”: água, gaz, taxa de limpeza, etc… se for tudo incluído acho que dá pra viver sim! Senão é preciso estimar quanto vai te sobrar pra passar o mês, mas fome com 1300 euros vc não vai passar não ;)

  62. Olá Ana tudo bem?Eu sou Rosinete,e pretendo viajar para a França em Julho e ficar na cidade até Final de Agosto,Bom vou ficar com meu namorado, porque ele mora em Paris.Mas como sou carioca, e não falo frances, e sou negra,tenho medo de sofrer alguma rejeição do povo da cidade.Pode acontecer algo do tipo comigo?E também se vc pudesse me esclarecer se preciso de quanto em pecúnia para levar para a França,pois meu namorada vai pagar tudo para mim,inclusive a passagem,pois não tenho nenhum seguro saúde até o momento.E vacina tenho que tomar tb?Porque eu quando viagei para a Alemanhã eu tive que tomar vacina contra febre amarela…Bom aguardo sua resposta.E muito obrigada desde já..Seu blog é sensacional..

    1. Rosinete, venha sem medo de ser feliz, não se preocupe com isso! Os franceses não discriminam ninguém, eles rejeitam todos do mesmo jeito… rsrsrs
      Quanto às vacinas eu não sei, mas se vc já tomou pra ir pra Alemanha está tranquila. Traga um cartão de crédito caso eles peçam, mas eles sabem que hoje me dia ninguém viaja com muito dinheiro…

  63. Quero fazer intercambio para aprender a lingua, mas ir sozinho, pais q nunca visitei, lingua q nao falo nda me assusta, fora q tenho toda uma vida aqui, seis meses passam rapidos, mas eh complicado rsrs quase desistindo de tdo e ficando

  64. Ana, preciso muito da sua ajuda, morro em NY e meu esposo e Americano eu, sou residente, estamos com tudo reservado passagens, hotel, dinheiro pra poder irmos mas o que acontece e que fomos ao consulado francês aqui em NY, e eles nao sabem dizer se preciso de visto pra entrar na Franca, estamos indo por 10 dias vamos no dia 23 de June, você acha que vou ter problemas??? Obrigado Ana!!

    1. Simone quanto ao seu marido não tenho certeza, mas vc não precisa de visto pra entrar na França se for ficar menos de 3 meses.

  65. Ola Ana, parabéns pelo site e pela confiança que voce nos passa com suas informações. Preciso da sua ajuda pois já encontrei varias opiniões contraditórias. Pretendo ir em junho para o Vale do Loire e para a Alsacia. Nos dois lugares eu gostaria de alugar carro. Há a necessidade da carteira internacional? Muito obrigada desde já. Abraços.

  66. Olá.
    Vou viajar em agosto com meu marido e filha para Paris. Na volta para o Brasil meu voo nao e o mesmo que o voo do meu marido e minha filha. Ou seja… Ele voltará sozinho com ela. Tirei a passagem deles por milhas. Como achei passagem direta para o Brasil mais barata comprei para mim. Será que dará problema na hora do embarque de volta? Será que por ela ser menor de idade irá precisar eu fazer uma autorização por escrito? Me ajude pls. Grata

    1. Márcia acho que é preciso uma autorização sim, eles podem encrencar se um menor embarcar com só um dos pais. É melhor se informar no consulado!

  67. Olá!
    Farei um tour pela Europa em agosto e, num “bate e volta” a partir de paris, iremos passear em Monaco (chego às 8h e saio às 19h). Minha grande dúvida é se devo alugar um carro pois, como é alta temporada, tenho muito receio do trânsito, tanto de Nice a Monaco, como dentro de Monaco. O que você acha? Nesse passeio de 9 horas por Monaco, parto para o aluguel de um carro ou seria melhor ir de trem e explorar a cidade a pe?
    Está difícil encontrar dicas de Mônaco e das opções de chegada e condições do trânsito. Você saberia dizer como é o trânsito na região na alta temporada?
    Ah, parabéns pelo Blog! Muito legal e muitas informações.
    Obrigado!

    1. Claudio, o trânsito em Monaco realmente é complicado, e não alugar carro pois o centro é pequeno e vc só vai ficar rodando pra estacionar o carro pra fazer tudo a pé. Agora não entendi, vc pretende ir a Nice também num dia só? Acho que fica muita coisa, pra um dia só, não compensa… seria melhor ficar só em Monaco mesmo ou então passar mais dias lá! Só o tempo que vc vai perder na estrada (que é linda, mas enfim…) já foi a metade do dia dependendo do horário…

  68. OLÁ Tô em busca de orientação
    Estou indo para Milão pela conexão em Paris.
    Ainda martela na minha cabeça do horário da chegada das 8:20 para decolagem do outro voo às 9:35.
    fico pensando de até o avião aterrisar, os passageiros descerem e caminhar no aeroporto que é imenso, chegar ao setor de imigração enfrentar fila e partir para o terminal de embarque, se dará tempo mesmo.
    Outra preocupação por esse pouco espaço de tempo é:

    1- Se por acaso o voo das 8:20 atrasar teremos um menor tempo ainda, para agilizar tudo até às 9:25.
    2- Como fica, se por acaso é claro torcendo pra isso não acontecer, se perder o voo das 9:25, o que fazemos?? E as nossas malas ??
    Me desculpe mesmo!!! mas gostaria de sua orientação.
    Qual a de tranquilidade, de experiênça, pra essa maruja de 1ª viagem com 63 anos??

    Um abraço, fique com Deus !

    1. Jubea, se sua passagem foi vendida ponto a ponto (destino final Milão) pela companhia, eles têm que dar um jeito, a conexão é responsabilidade deles. Se seu avião atrasar e vc perder o vôo de 9:35, eles têm que te reacomodar em outro! Eu também acho bem apertado esse tempo de conexão…
      Em relação às malas, se não me engano, como vc está chegando do Brasil, vc tem que pegá-las pra passar na alfândega e depois despachá-las de novo. Mas pra ter certeza é melhor confirmar o que fazer na hora do check-in, eles darão todas as informações! Vai tranquila que vai dar tudo certo! :)

  69. Oi Ana.

    Preciso de uma ajuda e acho que seu esposo sabe sobre o assunto. Vou chegar na França, via Paris, com família e meus 03 cachorros ( 02 labradores e 01 yorkshire). No deslocamento para o interior do país posso utilizar TVG ou trens estando com animais? Eles podem ir conosco ou serão despachados como carga :( ?

    Forte abraço;

    Obrigado.

    1. Guilherme, vc pode viajar com os cachorros sim, só que é necessário comprar passagem pra eles também. Informe-se nos guichês da SNCF. Nos trens não há compartimento de carga não, cada um acomoda sua própria mala no vagão e os cães vão contigo!

  70. Olá!
    Estou em busca de orientação, informações.
    Vou passar 4 meses em Bordeaux, de setembro-janeiro, preciso saber se preciso de visto mesmo passando 1 mês do prazo de 90 dias como turista ou se há possibilidade de ficar um mês a mais como turista?

    Obrigada

    1. Hiany, geralmente é preciso visto sim, é possível eles barrarem sua entrada no país se a data do retorno for muito longe. É melhor não arriscar…

  71. Olá Ana, muito bom seu blog!
    Pretendo ir a França em agosto e passar 90 dias, gostaria de saber, após esse período é possível prorrogar a estadia na França, ficarei hospedada na casa de uma amiga, que será responsável financeiramente por minha estadia lá, pretendo me matricular em um curso de francês, mas não gostaria de solicitar o visto de estudante aqui no Brasil.
    Obrigada!

    1. Silvana, eu não arriscaria não. Geralmente na chegada na França eles podem verificar sua data de volta na passagem e se virem que é depois de mais de 3 meses, sem visto é capaz de vc não poder nem entrar. É chato mas é melhor pedir o visto mesmo…

  72. Olá Ana,
    Estou programando uma viajem para paris, mas não conheço nada por la rsrsrs
    Teria como você me passar um roteiro bacana?
    Vou me complicar com o portgues por lá?
    Nãoo sei francês :(

    E me passa um período do ano bacana pra poder ir….

    Obrigadoo e ameii seu site

    1. Rafaella minha época preferida pra viajar é abril-maio ou setembro. Temperatura agradável e menos lotado! O fato de não falar francês não deve impedir de curtir a viagem, tem hora que complica mas a gente sempre se vira! :)

  73. Boa noite, Ana.
    Primeiramente parabéns pelo blog. É muito útil para quem está organizando uma viagem para a França.
    Pois bem, quero aproveitar sua simpatia e atenção e lhe fazer algumas perguntas.
    Passaremos 10 dias na França agora em julho. Primeiramente iremos para a Provence e, em seguida, subiremos a Paris. No sul da França, ficaremos em Aix-en- Provence e, de lá, visitaremos algumas cidades como Arles e Avingnon de carro. Essa é minha preocupação: é fácil andar de carro nas estradas da França? O abastecimento nos postos de gasolina é feito como aqui no Brasil? E uma última dúvida: é possível visitar os calanques “por conta própria”, ou seja, sem contratar serviço de passeio?
    Um abraço e, mais uma vez, parabéns pelo blog.

    1. É bem fácil andar nas estradas da França sim, mas aconselho um GPS pra não ficar quebrando a cabeça com mapas. No posto de gasolina não tem frentista, vc que abastece o próprio carro com o cartão de crédito: http://www.viajarnafranca.com/2011/09/dirigir-na-franca-self-service-de-gasolina-no-carrefour/

      É possível visitar os calanques sozinho sim, se for por cima é só estacionar o carro e seguir as trilhas a pé, ou então pegar um passeio de barco no porto também é bem legal!

      1. Obrigado, Ana.
        Uma última dúvida: quando você diz “se for por cima”, posso acessar os calanques desta forma próximo a Cassis? Há alguma indicação no local?
        Um abraço.

  74. Olá Ana,eu estou planejando viajar para Paris em dezembro,e a cidade que eu quero visitar é Grenay,você conhece?queria saber se há meios de transporte público para lá.
    Desde já agradeço.

      1. pelo que eu sei fica perto de Lyon,eu vou viajar sozinha e estou morrendo de medo,porque eu não falo francês e o meu inglês não é perfeito.

  75. Oi Ana, que blog maravilhoso!! Eu e mais 05 brasileiro estamos indo para França e queremos fazer o interior (várias cidades – Strasburg, Annecy, Avignon etc) e gostaria de saber se você tem alguma indicação de agência de turismo para que a gente alugue uma van com motorista que fale pelo menos espacnhol – pois não falamos inglês e nem francês. (ninguém quer dirigir). muito grata

  76. Olá Ana td bem?

    Seu blog é excelente!!! Li praticamente todas as suas postagens.

    No próximo ano lá p/ dia 20 de Maio, quero ir à França com minha esposa e realizar um sonho dela e claro o meu também, afinal ninguém é de ferro!

    Vamos ficar 6 dias em Paris, 3 em Beaune e 2 em Strasbourg.

    Meu roteiro é o seguinte: chegaremos no sábado em Paris e na sexta seguinte já ir para Beaune p/ conhecer os maravilhosos vinhedos de lá. E na segunda ir p/ Strasbourg.

    Minha dúvida é: se ficarmos um final de semana na Borgonha é uma boa?. Vamos encontrar as caves abertas para visitação?

    Outra coisa, 2 dias em Strasbourg dá p/ conhecer a cidade e fazer um bate e volta em “Colmar”?, cidade que vc sugere no seu blog.

    Muito Obrigado e um grande abraço! espero te encontrar ai na Borgonha p/ te conhecer.

    Um abraço

    1. Adilson, na Borgonha como na maioria dos lugares no interior da França muitas lojas costumam fechar nos domingos, mas em maio as atrações turísticas e caves devem estar abertas o tempo todo.

      Um bate e volta em Colmar deve durar um dia todo, acho que um dia só em Strasbourg fica meio corrido, mas que dá, dá. O ideal seria 2 dias lá!

  77. Se alguém tem dificuldade de encontrar uma boa Empresa de acompanhamento em Paris, é só me adicionar, que dou a dica.

  78. Olá Ana!

    Gostaria tanto de saber o que a Sra Odette está dizendo na sua declamação! Onde posso ver a tradução dessa poesia?

    Odette incroyable talent la mamé.

    Merci beaucoup

    Abç

  79. Oi Ana tudo bem ? Vou para França em janeiro ficar na casa de um amigo , acho meio estranho nao precisar de visto , o que vou dizer quando passar pela Alfandega? quando tenho que comprovar que vou passar só uns dias la? beeijos .. adorei seu blog

    1. Letícia, o que comprova que vc só vai passar alguns dias é sua passagem de volta, que eles podem pedir pra ver. Mas pra menos de 3 meses de estadia não precisa visto não. Boa viagem!

  80. Ola Ana,,,muito bacana o seu site parabens
    ,,,gostaria de fazer uma viagem de carro pelo interior da franca com minha esposa,,,12 dias na epoca de natal e fim de ano,,,Monaco e Paris eu ja conheco (mas a entrada e saida seria por la),,,gostaira de algum roteiro com montanha ,,nao tenho muito interesse na parte gastronomica e de vinho,,mais paissagem e historia mesmo

    Ano passado fiz a Alemanha,,com um roteiro pego na internet,,,e gostei muito,,,
    grato

    Ivan

  81. Olá Ana, adorei suas postagens e, como pretendo fazer uma viagem em final de agosto para o sul da França gostaria de algumas dicas. Minha ideia é pegar um voo até Nice e alugar um carro. Apesar de não falar inglês, nem francês e apenas arranhar no portinhol (rsrs) já viajei para alguns países da Europa. Minha dúvida é sobre a locação do carro, será que posso fazer a reserva aqui do Brasil mesmo? Como não farei um roteiro específico (minha ideia é apenas conhecer todo o sul da França) não pretendo fazer reserva de hotel. Será que nessa época fica complicado não fazer reserva antecipada. Enfim, vou sozinha, com a cara e a coragem, mas essa foi a forma que encontrei de comemorar meus 40 anos. E a carteira de motorista, pode ser a brasileira mesmo? Bjs

  82. Olá Ana! Amei seu blog! Sou de BH como você e sonho em conhecer Paris! Estou juntando as moedas!…rsrs…
    Gostaria de saber se o Hotel Best Western Victor Hugo, localizado na Rue Copernic tem boa localização e se é tranquilo andar pelas ruas durante a noite. Com certeza ainda precisarei usufruir muito de seus conhecimentos e sua generosidade. Um abraço!

    1. Cristina esse hotel me parece bem localizado sim, o bairro é bom, não esqueça as precauções de base mas não deve ter perigo não :) Boa viagem!!

      1. Oi Ana
        estarei chegando em paris no dia 10 de outubro, e no mesmo aeroporto, estarei embarcando para Marselhe… duas horas depois da chegada prevista.. estou preocupado se esse tempo será suficiente para liberação das malas e entrada pela alfãndega !!?? tens alguma idéia …??

  83. Olá Ana,

    Boa noite.
    Quero muito viajar em lua de mel para França, mas disseram ao meu noivo que é muito frio lá em Janeiro e ele desanimou.
    Nem eu nem ele falamos francês, ou inglês.
    Ele acredita que é importante viajarmos grupos de pessoas, pois sozinhos seria muito complicado.
    Gostaria de algumas dicas.
    Obrigada,

    1. Leila, fácil sem falar a língua não vai ser não, mas com um pouco de boa vontade não é impossível!! Isso não deve ser empecilho pra viagem… agora realmente em Janeiro faz um frio lascado, então se vcs não estão prontos pra enfrentar temperaturas abaixo de zero, seria melhor ver outra época pra viajar (a partir de março-abril as temperaturas já estão melhores)

  84. Boa noite Ana!

    Sou do sul do Brasil e moro atualmente em São Paulo,quero ir a Paris em Janeiro/2014,gostaria de algumas dicas suas em relação a gastos na cidade,vou ir com meu namorado,vamos ficar 10 dias afim de conhecer um pouco a rotina da europa,pois queremos morar em Paris,estamos estudando francês,como é a questão de empregos para Brasileiros?É muito complicado conseguir visto para morar na França?

    1. Olha, complicado não é mas vc em que preencher os requisitos: tem que ter um trabalho garantido, estar matriculado em alguma escola/faculdade ou casado com um francês! Ou então ficar menos de 3 meses, aí não precisa de nada… informe-se no consulado mais perto de vc pra ver em que situação vc se encontra melhor!

  85. oi Ana,
    bem eu vou pra paris dia 19 de julho…sexta agora ,e irei passar 4 dias,e gostaria de saber o que tao mas usando ai de roupas,nao qro pagar mico…vou andar bastante e talves sair a noite pra curti….por favor me de umas dicas…bjus adorei o teu blog.

  86. Olá. Quero realizar um intercâmbio na França por 1 ano. Sou casado e gostaria de saber se levar a minha esposa teria problemas com a imigração? Se tem algum passaporte especial nesse caso. Obrigado por enquanto.

    Willian

  87. vou para casa de uma tia em Marsellie em novembro e pretendo ficar la por 20 dias o q me recomenda??pensei em algo de ir ficar 3 dias londre, e voltar p marsellie depois ir ficar 3 dias em roma e voltar e mais alguma??

  88. Oi Ana , estou com viagem marca para a frança programada para chegada em Paris em 10 outubro … onde no mesmo aeroporto embarcarei em outro vôo para marselhe … entre a chegada e o novo embarque, tenho +ou- 2 horas de intervalo… estou preocupado se esse tempo é suficiente para pegar as malas, liberação e novo check in… tens alguma noção desse tempo ??

  89. Boa noite,

    estou negociando uma expatriação para Marseille com meu marido e filho. periodo de 2 anos.
    Precisarei alugar um apartamento e achar uma escola para meu filho de 3 anos.
    Tem alguma indicação?

  90. Oi, estou em Corbonod na França e nao sei onde nem como pegar um trem proximo daqui p Veneza e Milão , pode me ajudar. Obrigada luci

  91. OI TD BEM….ESTOU INDO PRA FRANÇA PASSA 10 DIAS COM MEU NOIVO, COM QUANTO EU TENHO QUE LEVA EM EURO? PRA PASSA 10 DIAS

  92. Olá, Ana! Sou brasileira e quero ficar ao menos 1 ano em Paris. Pode me auxiliar em como devo proceder? Ha possobilidade de trabalho pra mim la? E faculdade? Tenho 20 anos. Abraço!

    1. Cynthia vc vai precisar de um visto pra permanecer no país, se for visto de estudante normalmente vc tem que justificar matrícula em alguma faculdade. O melhor é entrar em contato com o consulado mais perto da sua casa, eles vão te informar todas as formalidades! Se vc vier como estudante, tem um limite de horas que vc pode trabalhar (20h/semana ou algo assim).

  93. Ola Ana
    Tudo bem? parabens pelo blog e pela tua atençao!
    Por favor Ana eu gostaria de saber o seguinte!!!!
    Eu Sai de Paris dia 1 agosto de 2013 eu e meu filho de 16 anos sendo que meu passaporte tem um carimbo de quase tres meses entrada e saida e o do meu filho com carimbo de tres anos 2010 a 2013 entrada 2010 e saida agora 01/08/2013 e agora tenho um retorno para o dia 31/08/2013 ou seja fiquei aqui no brasil so um mes! E estou voltando agora dia 31 com mais 2 filhos ou seja seremos 4 mas os outros 2 nunca foram em frança… a minha pergunta Ana è! sera que terei problema pelo meu filho de 16 anos ter ficado em frança 3 anos?
    E se eles perguntarem o porque o que eu devo dizer???
    Me ajuda por favor estou em desispero :-(

  94. Oi Ana , estou com viagem marca para a frança programada para chegada em Paris em 10 outubro … onde no mesmo aeroporto embarcarei em outro vôo para marselhe … entre a chegada e o novo embarque, tenho +ou- 2 horas de intervalo… estou preocupado se esse tempo é suficiente para pegar as malas, liberação e novo check in… tens alguma noção desse tempo ?? se é suficiente ou teria que fazer uma correria …
    grato

  95. ola tenho uma vontade imensa de ir a frança to ate fazendo cursos , mas uma duvida que noa cala de forma alguma os valores ja me passaram de tudo com passagem ospedagem e tudo mais . eu na verdade gostaria de ir como turista de 3 messes e depois achar um curso de france e ficar por la sabes se isso pode de verdade. e os valores ja me passaram que passa dos 5,000 . aguardo bjs adorei seu site.

  96. Ola Ana, estou programando ferias na Europa. Irei ficar alguns dias em Paris e pretendo ir conhecer o monte San Michel. Eu queria sua ajuda. Para alugar carro em Paris qual locadora vc indica? Preciso tirar a carteira internacional ou a CNH brasileira serve. E qual o preço da gasolina em Paris? Quantas perguntas ne??!! Espero que me ajude!! Parabens pelo blog, adorei as dicas!!! ;)

  97. Olá Ana, Bom dia!
    Vou Viajar pra Paris no final de Janeiro, lua de mel, estou temerosa por causa do frio, teria mais dicas para nos passar quanto ao frio e dicas de roteiro?!
    Brigadão!! E Adorei seu blog!

  98. ola ana, vou viajar para suíça dia 18 de setembro vindouro, como procedo para visitar paris,carro ou trem um hotel mais ´próximo de tudo ficarei 3 dias

  99. ola!
    Será que me podem ajudar numa pequena duvida?
    gostava de saber se os comboios da frança que ligam ao reino unido se aceitam cães de porte pequeno no respectivo saco?

    obrigado

  100. Olá, estou indo para a França em novembro. O francês que vai me acolher ainda não providenciou o atestado de acolhimento. Quanto tempo leva para obter o atestado?
    No caso de reserva de hotel, preciso de uma reserva para a totalidade do período?

    1. Oi giselle acho que posso te ajudar com essa questao, apartir da data que o frances der a entrada no atestado vc espera 1 semana, e se vc tiver esse atestado vc nao precisa de reservaçao de hotel :)
      Mais caso precise de reservaçao de hotel tens que fazer para todos os dias que ficares na frança, mais tem um truque que podemos fazer com relaçao a isso, se ainda estiver interessada no assunto me escreve meu email é karoline_barbosa@hotmail.com

  101. Oi Ana bom dia….estou adorando suas dicas… estou indo a Lyon daqui 2 semanas e ainda estou um pouco perdida com o que fazer…vou passar 3 dias lá, mas estou um pouco apreensiva pelos franceses, mesmo porque nao falo frances !!! Gostaria de uma dica sua…qual cidade proxima de Lyon eu poderia colocar no meu roteiro para fazer um bate e volta …. ir cedo e voltar no final do dia…. de trem mesmo….vou ficar hospedada a 50 metros da estação perrache… e outra ajuda que eu gostaria, se nao for pedir demais são alguns restaurantes baratinhos…kkkk bjs e muito obrigada. Débora

  102. oi tudo bem ,queria saber se e for a frança a passeio e talvez me matricular numa escola para aprender frances
    sera que eu posso pegar o visto de estudante la ? ou so aqui ?
    obrigado david !

  103. gente estou com uma duvida cruel,meu marido e portugues,minha filha nasceu em portugal tbm,eu sou brasileira,vivemos na frança,eu queria ir com a minha filha passar uns dias no brasil mais nao sei como fazer a autorizaçao para a minha filha aqui na frança,nem sei como isso funciona e por onde começar..vcs podem me ajudar? obrigada bjos

  104. Bom dia Ana, tudo bem?
    Estamos indo, eu e minha mulher, para França, mais precisamente Paris, vamos ficar 6 dias inteiros. Agora em Outubro.
    Ja visitei a França, e minha esposa tambem. Então pensamos em conhecer um lugar só. Pois da outra vez que fomos, digo que apenas visitei, mas não conheci.
    Estamos pensando em ir para Borgonha, visitar algo sobre produção de vinho. Como temos poucos dias, voce achar que conseguiríamos ir para Borgonha e voltar no mesmo dia a Paris?
    Digo ir bem cedo e voltar a noite, de trem.

    Muito obrigado!

    E seu blog possui dicas muito uteis!!! Obrigado!!!!!!

  105. Ana, bom dia.
    Seu blog é ótimo! Parabéns!
    Estive me Paris em julho e me encantei…voltei fascinada!! Quero voltar agora em janeiro/2014 para trabalhar um mês aí…Tenho 47 anos, sou brasileira e não me importo em executar serviços simples (olhar crianças, lojas, limpar residências…) Existe alguma agência para eu me cadastrar? Será possível algum emprego temporário? Você sabe a respeito? Quero simplesmente o dinheiro que dê para pagar hospedagem em hostel e passear em horários de folga. Aqui no Brasil sou professora. Outro detalhe: ouvi falar em troca de hospedagens entre países…Onde posso encontrar informações sobre isso?.
    Muito obrigada!

  106. Cara Ana,
    em maio de 2014 irei à França para uma viagem sonhada há 30 anos. Vou com marido e filhos de 15 e 10 anos por uns 10 dias. Fundamental é Paris, além dos castelos do Loire. Queria muito sua opinião sobre como dividir meus dias, se é interessante hospedar-me em algum castelo ou se devo acrescentar algum outro lugar imperdível na sua opinião. Grata.

  107. Olá, Ana! Gostei muito do blog. Estou pensando em ir para Nice em novembro. Vc sabe se o clima nessa época costuma ser mto frio? Pensei em ficar um dia e de lá ir para Saint Tropez e depois para Lourdes. Vc sabe se e possível fazer esse trajeto e se poderia ser de trem. Nesse caso, quais seriam as opções. Mto obrigada!

  108. Oiii vou viajar para a França no final de fevereiro vou ficar uns 10 dias lá… esse periodo ainda é frio? quanto eu levo para gastar lá…( sem contar com a hospedagem) =)

  109. Oi Ana,
    Estarei em Cannes em novembro, e gostaria de ir a Paris. Sabe se tem opçoes de trens que saiam bem cedo de Cannes para lá, e depois voltem no mesmo dia de Paris a Cannes em um horario bem tarde, para passar algumas horas em Paris? Obrigada!

  110. Oi Ana, tudo bem!?
    Gostei bastante do seu blog, passo por ele todos os dias para poder ler um pouquinho de cada coisa.
    Bom, eu vou viajar para a França no final do ano por 15 dias (do dia 26/12 ao dia 10/01). Pretendo ficar em Paris 6 dias (26/12-01/01) e então viajar pela França: uma das cidades que eu gostaria muito de visitar é Dijon, já vi todos os seus posts sobre ela e só me fez encantar mais ainda, hahaha, mas eu gostaria de saber se o inverno também posso fazer aquele Percurso da Coruja e/ou passar por todos os lugares que você comentou!?? Eu estou indo no inverno justamente, para “passar frio” (hahahahha)…mas quero conhecer lugares encantadores também nessa época….

    Beijo grande.
    E Obrigada!

  111. Oi Ana, ótimo o blog!
    Vc saberia me indicar um bom curso de francês em Paris? Já tenho nível intermediário e havia pensado em estudar na Aliança Francesa, mas andei ouvindo comentários ruins e agora estou em busca de outra opção.
    Obrigada!

  112. Gostaria de tirar uma duvida no dia 26/12 estou chegando ao aeroporto de paris CDG, como faço pra me locomover até Lyon?? Existe algum lugar proximo pra pegar um trem? vou ficar 21 dias na frança, tenho que pagar alguma coisa pra ficar no pais?

  113. Cara Ana, boa noite!
    Parabéns pelo seu blog e, principalmente pela simpatia! Eu e minha esposa estamos de viagem marcada para Paris em maio/2014. Levando-se em conta o custo/benefício ( e dentro de nossas possibilidades), estamos pensando em nos hospedar no hotel Timhotel Nation, que fica bem próximo da estação de metro Avron. Peço sua ajuda quanto a nos orientar como ir de trem/metro do CDG para a estação de Avron. Também queria saber se há algum problema quanto a localização desse hotel. Estamos aprendendo frases básicas de francês e inglês e falo um pouco de espanhol, será que conseguiremos “nos virar” (rsrsrsrsrs!!!)
    Abração e muito obrigado!!
    Marcio Garrucho.

  114. Ola eu vó para a Paris em dezembro e quero saber se nesta época e mais fria ou mais quente e não entendi muito bem sabre o contrato de seguro eu tenho que pagar antecipado o seguro ou só uso em caso de despeças medicas ? Também quero agradecer a este site achei ótimo e tiro muitas duvidas obrigado.

    1. Ola willian o inverno aqui começa em dezembro ate fevereiro, mais comparado com clima do brasil, ate abril é muito frio, esse seguro é obrigatorio vc tem q comprar antes de usar, normalmente vc tem essa opçao na hora de comprar as passagens, eu compro sempre pela agencia go voyages (internet) e la eles perguntam se vc quer com seguro ou nao :) espero ter ajudado

  115. Ana, adoro os seus post. Vou ter dificuldades em paris não fando ingles e franses? Não vou sozinha, vou com uma agencia.

    Att, Patricia.

  116. ola,,,gostaria de saber mais informações sobre a NORMANDIA ,,,, CAEN,,,CARENTAN,,,OMAHA BEACH,,,,,,gostaria de visitar a FRANÇA em especial essa região do desembarque dos americanos,,,algo sobre as festividades no período de junho ,,pouca coisa consegui pela internet,
    grato,,,BERALDO

  117. ola,,,gostaria de saber mais informações sobre a NORMANDIA ,,,, CAEN,,,CARENTAN,,,OMAHA BEACH,,,,,,gostaria de visitar a FRANÇA em especial essa região do desembarque dos americanos,,,algo sobre as festividades no período de junho ,,pouca coisa consegui pela internet,
    grato,,,BERALDO

  118. ficarei durante 10 dias sei que está frio lá. Mas tão acostumados com o clima do rio que não tem o mesmo frio. Não sei o que levar

    1. Ola
      Me permito responder, pq acho que ana ta sem tempo esses dias,rs mais como moro aqui a 4 anos acho que posso me pemitir a responder sua questao, se vc preferir comprar aqui tem lugares bem barato em paris, princilpamente em lojas de chineses, mais apenas caso vc nao tenha, pq roupa de frio é cara no brasil , comparando com França, traga luvas, gorros, cachecol para protege o pescoço e meias roupa bem quentes mesmo, o inverno aqui nao é brincadeira :)

      1. Oi Karol, vou a Paris em dezembro e gostaria de saber se vale à pena comprar roupas/sapatos usados, já que vou usar por poucos dias (e sabe Deus quando terei oportunidade de usá-los novamente, rsrs). Se sim, onde encontrar? obrigada,

  119. Oi Ana, pela primeira vez estamos indo a França, agora em fevereiro de 2014…bem frio!!! nosso Inglês tb não é lá essas coisas…mas adoramos viajar e muito boa as dicas!!!!!!

    Fiquei bem mais feliz!!!

    Abração!

    João e Aline

    1. caraca essa é uma questao bem interessante LOL
      dependendo da regiao que vc ira, ele é muitooooo grande pra vc ter uma ideia tem 15 vagoes, por exemplo vc saindo de Paris para Nice, o tgv é de 2 andares, dai triplica os assentos.

  120. Oi Ana, vou à França em Dezembro e estou tentando compara uma carta de redução (12-25) para meu filho. Porém, no site da SCNF é preciso informar o país, e o Brasil não consta na lista. Será que brasileiros não tem direito? Obrigada

  121. Prezada, estarei viajando a França do dia 18/12/13 a 10/01/13. Irei ficar em casa de franceses. Inclusive, o meu amigo francês estará indo comigo do Brasil a França, ou seja, entrarei no país com ele. Destaco, que a primeira conexão será em Lisboa, para depois irmos a Paris.
    Desta maneira, eu ainda necessito de um atestado de domicílio para entrar na França? Mesmo estando com o francês que irá me hospedar?
    Agradeço demais se vocês puderem me ajudar.

  122. Vou à França em janeiro com meus amigos e queremos alugar uma casa, pois acreditamos que seja mais barato. Pretendemos ficar todo o mês de janeiro e somos um grupo de 6 pessoas… Gostaria de saber qual a região/cidade mais barata perto de Paris para alugarmos um imóvel férias.
    Merci d’avance!

    1. Mariana, o mais barato seria na região norte de Paris (Seine st Denis), mas eu evitaria ficar por lá (costuma ser perigoso)… fora isso acho que tá tudo beleza!

  123. Oi, Ana!
    Descobri seu blog e estou adorando as dicas!
    Meu marido e eu pretendemos ir para Paris em Abril/2014, mas estou com medo de cometermos uma loucura e o sonho, virar pesadelo…. pois ele quer ir por conta própria, não falamos “nada” de francês e o “mínimo” de inglês, …..estou realmente preocupada, pois não sei como vamos nos comunicar ….. Aproveitando, poderia nos indicar quais lugares podemos ir (tipo um roteirinho), vamos ficar 09 dias, e se neste mês como fica a temperatura, que roupas devemos levar. Obrigada.

    1. Sandra vcs sempre arrumam um jeito de se virar, não esquenta! Em abril ainda está frio mas as temperaturas são relativamente amenas, em torno de 8- 10 graus.

  124. Olá Ana, parabéns pelo blog… Pelas dicas aqui já troquei a parada de Marseille por Aix in Provance, :)
    o que você acha de Montpellier? Temos que deixar o carro na França ainda e ir para Barcelona. Vale a pena conhecer Montpellier?
    Obrigada

  125. Oi, Aninha, tudo bem? Saudades!
    Será que pode me ajudar? Uns amigos estão indo em junho para Dijon e querem fazer um passeio de barco, mas saindo de domingo, com duração de 2 dias. A empresa que contataram nao tem saída de domingo. Sabe alguma para indicar? Um beijão e obrigada!

    1. Oi Milena! Agora vc me cafundiu. Não tem passeio de barco em Dijon, pois em Dijon não tem nenhum rio… será que eles não estão falando de um passeio de barco pelo canal da Borgonha??

  126. Eu vou a Paris agora em Março e estava a pensar em ficar no hotel, Streets Hotel by Murano, na rua Boulevard du Temple acha que está bem localizado e que a zona é boa para andar por Paris facilmente?

  127. Ola Ana, pretendo ir a Paris em abril 2014 por turismo , vou ficar uma semana, seguro viagem e hotel reservado, porem meu passaporte ainda está em branco, tenho 35 anos e solteiro, será que terei alguma dificuldade na imigração? abraçoss

    1. Samuka, você contratou um seguro ou está usando o do cartão de crédito?
      A primeira vez que fui, fiz a bobagem de contratar um seguro particular porque não sabia que os cartões de crédito fornecem o seguro Schengen “gratuitamente”.
      Vá tranquilo, a imigração não vai te causar problemas.

  128. Oi Ana, tudo bem? Bom, moro na Irlanda e gostaria de fazer um curso superior a tres meses na Franca, posso fazer todos os procedimentos diretamente com o consulado frances na Irlanda? Desde ja agradeco pela atenção, abracos!

  129. Olá, Ana
    Em primeiro lugar, adorei seu site.
    Gostaria que me desse dicas sobre onde ir, onde se hospedar e o que fazer em 5 dias de viagem na França, no mês de janeiro, região de Rhône-Alpes (sem esquecer de passar em Paris).
    Também tenho dúvidas sobre transporte público, desde o trajeto do aeroporto ao hotel até o transporte para o dia-a-dia lá.
    Muito obrigada!

  130. Vou viajar em setembro a negócio a Cannes, de lá pretendo alugar um carro e seguir até Paris, podendo gastar uns 4 dias nesta viagem. Qual roteiro (e cidades) você me recomenda? Obrigado.

  131. Boa Noite,

    Meu marido e eu estamos programando nossas férias do ano que vem par ir a França. Será que você pode dar algumas dicas de locais, época (com neve mais não muito frio.. hehehe) e hotéis?!

    Agradeço.

  132. oi , eu adorei o seu site ! eu tenho quinze anos , e vou para paris encontrar um amigo lá , estou querendo ir nas férias do ano que vem ,em 2015 , no começo de janeiro . mas não sei como , estou cheias de duvida ,qual o hotel que devo ficar , que meio de transporte devo pegar , onde devo visitar , e como encontrar meu amigo ! que roupas eu devo levar , kkk como ir , ai por favor me ajude ! conto com a sua ajuda ! bjs , parabéns pelo seu trabalho .

  133. Olá, Ana…
    Adorei suas indicações, suas explicações….
    Vou morar três meses em Lyon com meu marido. Você teria alguma dica de alguma coisa que não dá pra deixar de ver por lá ou pelos arredores? nos finais de semana pretendemos ir de trem a Barcelona, a Londres, à Amsterdã e de carro à Riviera francesa.
    Obrigada desde já.
    Marta

  134. ESTAREMOS POR AI EM ABRIL DIAS 11,12 E 13- EU E EPOSA – POR FAVOR ME DE DICAS SOBRE ROUPA O QUE LEVAR-TEMPERATURA NESTA EPOCA, MINHA FILHA PEDIU PERFUME, ONDE COMPRAR?, ROUPAS MASC E FEM. OBRIGADO

  135. Olá,

    Gostaria de ir para as regiões de Provence, Rhone, Languedoc.
    Seria um roteiro para conhecer as vinícolas, e ainda passeios turísticos.
    Vou sair de Paris para estas regiões.
    Gostaria de uma orientação de qual a melhor roteiro e quantos dias deveria passar em cada cidade.
    Tem pacotes de agencias para estas regiões?
    Obrigada,
    Iara

  136. Olá Ana.
    a principio, ca estou para parabeniza-la pelo otimo blog!
    gostaria que me orientasse , referente à umas duvidas.
    desejo viajar para Elancourt , visitar uma amiga de muito tempo. ela é francesa, e ira solicitar a carta de acolhimento.
    desejo permanecer no periodo de 90 dias. ( visto de turismo).
    porem, necessito comparecer na embaixada ?? e assinar esta papelada???
    http://saopaulo.ambafrance-br.org/IMG/pdf/Tourisme_court_sejour_VP_07-11-12.pdf?1109/882127a8fb044090dc22464afc65533cfa66933d

    ou posso comprar a passagem direitamente e embarcar ?
    ( obviamente, cumprindo todos os requisitos )
    enfim, preciso pelo menos comparecer na embaixada ?
    grat pela atenção e novamente parabens pelo blog!
    muitas prosperidades para ti e para as demais pessoas que estão lendo teu blog!

  137. ola,

    Vamos viajar partindo de Londres/Belgica/Franca
    out/14
    Na Franca, temos 10 dias.
    -Tem alguma sugestao de roteiro?
    -é tranquilo dirigir na franca, sem falar frances?
    -é mais barato trem ou carro?

    Gostamos de cidadezinhas de interior, porem como nunca fui a franca, estou perdida pra montar um roteiro bacana. Li algo sobre os Alpes, mas nao sei como seria no outono.

  138. Boa noite Ana,

    eu estou indo pra Montpellier estudar gastronomia, porém o curso tem duração de dois a tres anos. E gostaria de saber como faço pra ter o meu visto estudante.

    Obrigada desde já
    Samara

  139. Eu queria saber se é fácil alugar uma casa, ou choupana enfim, qualquer coisa, em Paris ou qualquer lugar da frança.
    Somos apenas um casal.
    E o valor cobrado. Nada de luxo, coisa simples. Vou estar mais viajando do que ficar em casa. Legalmente quanto tempo posso ficar na França.
    Abraços.
    Merci.

  140. Olá.
    Parabéns pelo Portal!
    já conheço Paris e adoro aquela cidade.
    Mas estou em uma dúvida cruel..será que vc tem alguma sugestão?

    Barcelona e ..lyon..montpellier e paris

    ou
    faço algum roteiro entre alemanha e frança…terminando em Paris

    que você acha?

    ahh quero viajar de trem.

  141. oi Ana,eu pretendo ir a Paris em setembro, mas gostaria de conhecer outros países, quando procuro na net dizem aqui que eu não preciso de visto para ir de Paris á Lisboa por exemplo,eu gostaria de saber se realmente eu posso ir sem o visto, outra duvida o seguro viagem particular e um absurdo de caro, no entanto não possuo cartão de crédito meu, tenho um adicional que meu pai fez pra mim e no site do cartão diz que se vc e um adicional, vc pode viajar mas eu to em duvida vc pode me ajudar?

  142. Oi Ana,
    em primeiro lugar parabens pelo BLOG, tenho uma duvida, irei pra Paris em Maio e depois pra regiao da NORMANDIA, e ate ja aluguei um carro pra isto, dai minha duvida, e possivel alugar o carro e dirigir ai somente com a carteira de motorista do Brasil, sem a licença internacional.

    Obrigado

    Fabiano Silva

  143. Ana , boa noite.. Pretendo ficar um mês em Paris, no segundo semestre e talvez, finalmente, aprender a língua. Tenho onde me hospedar e acho que prefiro fazer um curso de aulas particulares ou com no máximo 2 a 4 alunos por turma. Alguma escola para me recomendar? Obrigada, M.Rachel

  144. Bom dia,
    Vivo em Portugal, nomeadamente nos Açores e vou a França e gostaria de saber se o uso do telemovel se mantem como usa-mos cá, ou seja, se posso mandar SMS gratis?
    E se o uso so multibanco português e permitido lá?
    Obrigado

  145. Ola Ana ana vou viajar muito em breve para frança sera que me pode ajudar com uma informação que me esta a afligir. Tenho um miudo que tem 16 anos e ainda anda num curso a fazer o nono ano mas infelizmente a vida proporciona-se a que eu o leve comigo sem que ele possa acabar aqui o ano, para que ano ele vai se for agora comigo e que documentos tenho que levar para o matricular ! Vou para Orly
    obrigado se me puder ajudar agradeço bjinhos

  146. Oi, estou indo a Paris passar apenas 3 dias, mas já conheço a cidade, queria saber se tem algum passeio em cidades vizinhas que eu possa ir e voltar no mesmo dia, o que vc recomenda?

  147. Estou indo para Caen estudar no ano que vem e precisarei matricular minha filha em uma escola (8 ano). Vc sabe se há escola pública. Ela não sabe falar Francês, tem escola para estrangeiro: Obrigada.

  148. Olá!
    Pretendo passar a lua de mel início de dezembro na França (10 dias).
    Acham interessante esta data?
    Quais cidades indicam visitar neste período?

    Obrigada!

  149. Ola…

    Estou indo para Theizé, na região dos Rhones Alpes da França. Estarei ficando na casa de Franceses, eles me pediram para levar açúcar mascavo aqui do Brasil e eu estive pensando em levar castanha, café, amendoim, goma de tapioca mas este ultimo me deu medo que pensem que é cocaína… A pergunta pode parecer boba, mas eu nunca sai do Brasil, será que a França vai me barrar se eu levar essas coisinhas do Brasil?

  150. Ana parabéns pelo site. Poderia me ajudar não conheço nada da França nem da Suiça planejei uma viagem pq meu marido quer ir a Barcelona Paris Alpes e umas cidadezinhas medievais. Vou colocar abaixo como ficou meu roteiro e gostaria de saber se os preços são esses mesmo e se ja saio daqui com as passagens de trem compradas ou deixo para comprar lá (por ser mais barato lá) logo quando chegar em Paris (chego dia 04/11/14) ? Fico com medo de nao encontrar ou encontrar bem mais caro do que comprando com os 60 dias antecipados (pq so ai estão liberados para compra). Ou se voce achar que o trecho vale mais a pena pegar um voo domestico esses low cost, por favor me informe. os preços que consultei foi na internet no mes de agosto/2014 não sei se mantem ou aumenta em novembro/2014. Por favor me indique o melhor site para comprar.
    De Paris p/ Geneve ———– 10/11/14 — trem TGV — 45 euros 4:30 horas
    De Geneve p/ Annecy ——– 11/11/14 — trem ——— 9 euros 0:40 minutos
    De Annecy p/ Avignon ——- 12/11/14 — trem———- 40 euros 4 horas
    De Avignon p/ Carcassone — 14/11/14 — trem———- 30 euros 2:50 horas
    De Carcassone p/ Barcelona- 16/11/14 — trem ———- 40 euros 2:30 horas

  151. Boa noite Ana,

    Adorei o Blog, já encontrei várias dicas interessantes!
    Mas ainda tenho algumas dúvidas. Vou para Paris no fim de agosto e estou pensando em viajar para o Sul da França, gostaria de ir para alguma cidade do litoral. Você tem algum dica de roteiro? Você sabe se tem algum trem que viaja de paris até o Sul? Já percebi que avião é a pior opção!

    Obrigada desde já!

    Beijos

  152. Olá Ana. Muito legal seu blog.
    Eu preciso de ajuda / esclarecimento:
    Vou ficar em Lyon de outubro/2014 à abril/2015 para estágio de pós-doutorado. Vou levar minha filha de 10 anos que não fala nada de francês. Como faço para matricular ela numa escola pública francesa?
    Acho, inclusive, que, pela dificuldade com a língua, cultura e tal… ela não terá um bom rendimento neste período. Além de o ano letivo francês envolver um calendário diferente.
    Daí não quero que ela fique reprovada em sua turma no Brasil…
    Eu não tenho ideia de como é feita esta adaptação!
    Pode me ajudar? Conhece algum brasileiro que passou pela mesma situação?
    Abraços e aguardo notícias.

    1. Boa tarde Ana.
      Vou à Paris final de agosto e gostaria de saber se é fácil achar táxi do Aeroporto Charles de Gaulle até o centro da cidade e qual o preco mais ou menos. Somos 5 pessoas.
      Desde já agradeço.

  153. Oi Ana, gostaria de saber como faço pra tirar uma carteira internacional de habilitação para mais de 1 ano. Você saberia me orientar? Obrigada! :)

  154. Olá. Pretendo ir a França em Setembro/14. Nesta época os valores para saídas do Brasil para a Europa são realmente mais em conta?
    Também gostaria de saber como ir de Paris para Normandia? Trem seria a melhor opção e vc tem ideia do preço do trem. E de Paris pra Londres?
    Obrigado !

  155. Olá Ana!
    Estarei indo para a a Europa em Março/2015 (por 25 dias). No caso comprei passagens para Charles de Gaulle e de lá irei para a casa de um amigo na Bélgica (claro quero conhecer a Itália e Alemanha). Assim que eu chegar no aeroporto na França o que terei que mostrar para entrar no país? Depois ficarei livre para passear pelos outros países sem burocracia? Abraço!

  156. Olá Ana,
    Vou para Paris no inicio de Setembro/14 e estou pensando em viajar para o Sul da França, teria algum roteiro para me passar e se posso ir de carro de Paris até o litoral Sul da França ou há trens que fazem este percurso?

    Obrigada

  157. Olá Ana

    Pretendemos ir a França em janeiro/14 , nossa primeira viagem, seremos meu marido meus três filhos de 15, 12 e 10 anos de idade. Poderia nos sugerir um roteiro, seria melhor alugarmos um carro? Claro que nossos recursos são limitados kkkkk. E quanto ao tempo? Janeiro é muuuuuito frio mesmo? Parabéns por seu trabalho, ajuda-nos muito.
    Um grande abraço,

  158. Olá,
    Eu e meu noivo estamos pensando em ir à França em fevereiro de 2015. No entanto, não sabemos inglês (só o bem básico mesmo the book’s on the table) e estamos com um pouco de receio, embora com muita vontade de conhecer esse lindo país.
    É possível fazer a viagem mesmo assim? Outra coisa, sabe me dizer sobre a temperatura nesse período, chove muito?

    1. A gente sempre se vira de algum jeito pra comunicar… agora em fevereiro o problema não é tanto a chuva, mas o frio que é muito intenso!! Tem que se agasalhar muito bem…

  159. Estou indo agora em agosto para paris, estou indo eu e meus tres filhos de 9.12.14 anos ficarei na casa de amigos acha que terei problema para entrar?

  160. Estou indo agora em agosto para paris, estou indo eu e meus tres filhos de 9.12.14 anos ficarei na casa de amigos acha que terei problema para entrar? Tenho em maos a autorização de viagem desde de ja obrigada… Parabéns pelo blog.

  161. Boa tarde, vamos para Paris no mês de novembro, vamos desembarcar no aeroporto ORLY(ORY) e vamos ficar no hotel Quartier Bercy Square – Squere, 33, Boulevard de Reuilly, 75012, France, vimos que o preço do translado(aeroporto/hotel) fica muito caro, gostaríamos de saber se tem algum meio de transporte mais barato que nos leve ate o hotel/próximo ao hotel? Gostaria de algumas dicas. Desde já Obrigado.

  162. Ana,
    Adorei o seu blog onde ajuda a todos que estão a caminho de PARIS E França, GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR CIDADE DA FRANÇA PARA FAZER UM CUSOS DE FRANÇES? ME INFORMARAM MANPILLER VC CONORDA?

  163. Boa noite Ana!
    Falo espanhol fluentemente.
    Conseguirei me virar em CDG para meu vôo de conexão?
    Chego no terminal 1, vindo de Barcelona e tenho que me deslocar para o Terminal 2E para ir par SP.

    Grato!

  164. Estou indo para Marseille dia 19/10 a 26/10, embarcarei cruzeiro retornando para o Brasil, gostaria de algumas dicas no período que ficarei em Marseille e que tipo de roupa devo levar. Obrigada.

  165. Olá, estou muito curioso com uma coisa Ana, estou indo a França pela primeira vez vou pra ficar uma semana! Se eu acaso decidir ficar mais preciso voltar a imigração e comprovar os outros dias que ficarei com Euros ea reserva de hotel? Pois o seguro eu ja contratei para 90 dias ea passagem comprei ida e volta de uma semana, mas posso remarca la? me ajudaria muito tirando essa duvida. Obrigado!

  166. ola,estou indo para paris dia 02/02/15.ficarei 2 semanas gostaria de informações de albergues baratos onde possa ficar e se e mais em conta eu comprar roupas de frio ai ou levar daqui do brasil,desde já agradeço.

  167. Ana, boa noite. Não sei se poderá me ajudar. Faz anos que procuro no Brasil meias sociais vermelhas, azuis, verdes, e encontrei uma boutique parisiense que vende. Por acaso, vc tem facilidade em comprar objetos de Paris, algum contato ou outra sugestão? Grato pela resposta.

  168. Olá, estou adorando as dicas!!!
    Tenho uma pergunta, iremos agora no final de dezembro para Paris e gostaríamos de saber o que abre/funciona no dia 1º de janeiro??
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Dicas de viagem na França, compras, cultura e gastronomia