Imprimir Página

Sobre moi

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, mas brasiliense de criação e coração, apaixonei-me pela França e por um francês. Dessa paixão resultaram um casamento, dois lindos filhos franco-brasileirinhos chamados Rafael e Elisa este blog!

Tradutora de francês e inglês, depois de um mestrado em comunicação na Université de Bourgogne, trabalhei como redatora na assessoria de comunicação da Procuradoria-Geral da República em Brasília até me casar e mudar de vez pra Dijon em 2008. Após trabalhar por 3 anos como assessora de imprensa na área de turismo em Dijon, mostrando a jornalistas do mundo todo que a França é o lugar mais legal para viajar, resolvi mudar de campo e fazer isso por conta própria, além de trabalhar como professora de inglês para os franceses!

 

O blog

O Viajar na França não tem nenhuma pretensão literária, artística, cultural ou enciclopédica. Escrevo sem corretor ortográfico e a cada dia que passa o espírito da Luciana Gimenez toma mais conta de mim. Por isso, se vira e mexe eu escrevo algo assim meio étrange, desculpem aí.

Deixei pra trás o estilo jornalístico, a reforma ortográfica (tudo o que mudou depois que deixei o Brasil não foi assimilado) e principalmente a objetividade. O que escrevo aqui é intencionalmente subjetivo e relativo. São apenas minhas impressões, paixões, gostos e desgostos.


 Está procurando uma parceria com o blog? Entre em contato pelo formulário abaixo.

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/about/

96 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. angela rispoli

    estou adorando teu blog.Parabens bjs

    1. Ana Veloso

      Valeu, Angela! 🙂

    2. Forever

      Youre so cool! I dont suppose Ive learn something like this before. So nice to search out any person with some authentic ideas on this subject. realy thank you for starting this up. this website is something th8&a#t217;s needed on the web, somebody with a little originality. helpful job for bringing one thing new to the web!

  2. sandra

    olá ana! eu a encontrei no ricardo freire, vou acompanha-la. legal!

    1. Ana Veloso

      Sandra, também sou fãzoca do Ricardo Freire. O site dele é sensacional, né?

      1. stubhub coupons

        BryanYo C, love your Blog man! Keep it up , its amazing what you do and what can be accomplished when you just dream and work hard. Hope you make it and be successful ,much love.

  3. jaciara damiani

    Oi Ana, ainda nao tive tempo de ler todas as postagens, mas jah me interessei por seu blog.
    Uma pergunta: Estudo frances e gostaria de fazer um curso intensivo de 3 semanas. Tens alguma dica interessante e barata? Ate o momento soh vi o curso oferecido pelo ONZE em Paris. Merci Beaucoup et au revoir!

    1. Ana Veloso

      Jaciara, não conheço muito os cursos de francês daqui, mas tem uma associação que dá muitas informações sobre esse assunto, a FLE (Français Langue Étrangère): http://www.fle.fr. Isso já é uma boa referência porque eles só recomendam cursos sérios. Bon courage pour tes démarches ! 🙂

    2. Natalia

      Ana, parabéns pelo blog, muito bacana!
      Jaciara, quando cheguei aqui na França fiz um curso de verão de 4 semanas no serviço de ensino de francês pra estrangeiros da Aix-Marseille Université, na região da Provence! Contei como foi essa experiência aqui http://destinofranca.blogspot.com/2011/12/aprender-frances-na-provenca.html , recomendo o curso!

      1. Ana Veloso

        Valeu pela dica, Natalia! Vi suas fotos no blog e me deu uma vontaaaaaade de voltar na Provence… e aí, você aprendeu a falar francês com sotaque do sul? :mrgreen:

        1. Natalia Itabayana

          O sul é mesmo muito convidativo, né Ana!!
          Aprendi sem sotaque, mas com o tempo acabei pegando um pouco do sotaque do sul sim! Falo “parfê” ao invés do “parfé” parisiense, mas o sotaque de Marseille mesmo não peguei!

  4. FABIANA

    Ana voce é minha salvação,sabe aquela pessoa que conhece um frances e decide loucamente apaixonada ir pra frança passar ferias?essa sou eu!!rsrsrsrsrsrrs,moro em joão pessoa vou viajar pra frança em outubro e numca fiz uma viajem internacional na vida!!!Preciso saber das coisas mais simples que precisa todas as duvidas que uma pessoa pode ter eu tenho,voce deve ter tido tambem,me ajude por favor =)
    AMEI seu blog!!! numca mais te deixo em paz!!1rsrssrrssrrssrs
    Aguardo resposta,bjs

    1. Ana Veloso

      Oi, Fabiana! Que bom que o blog está ajudando, sempre que precisar peça ajuda sim, que se eu souber respondo com prazer 🙂 Não se estresse com a viagem pq é muito tranquilo, principalmente se vc arranhar algumas palavrinhas de francês. Só não esqueça dos agasalhos pq quem tá acostumada com o calor de João Pessoa é capaz de morrer de frio em outubro!!! rsrsrs Bjos

    2. fafa

      Fabiana ja vi que vc e uma figura ! então vai da tudo certo calma sei que pergunta não e pra mim mais me meti pra te passar um site de pra estudar idiomas gratuito e o melhor que eu ja vi na internhttp://www.busuu.com/pt no “Busuu,com” eu aprendi espanhol e falo fluente e a 1 ano estudo nele agora dei uma relaxada pq estou etudando frances mais toda semana dou uma estudada no meu espanhol achei esse site maravilhoso e compartilho com todos que posso =) la vc pode estudar frances e fazer bonito pro seu Chéri ! bon chance

    3. Kethlen Leite de Moura

      Olá Fabiana! Vi seu comentário e me identifiquei muito!
      Conheci um francês há 3 anos atrás em Salvador, durante esse período ficamos conversando por e-mail, whatsapp, fb…ele terminou o namoro na mesma época que eu há 1 ano atrás…e finalmente após muitas conversas nos encontramos no Rio de Janeiro nesse mês de novembro. Foi mágico, foi sensacional, e talvez eu esteja apaixonada rsrsrs…ele me chamou para passar um tempo com ele, mas não sei como e nem por onde começar…vamos trocar experiências? heheheh

      Beijos

  5. Bel

    Oi, Ana. Acabo de descobrir seu blog e já o coloquei nos favoritos, afinal vc é a personificação do que eu espero pra mim mesma: jornalista dona dos próprios textos. Adorei o “intencionalmente subjetivo e relativo”, afinal acredito ser essa a essência da escrita humana.
    Agora passo a desbravar o blog que trata do meu destino preferido pelas letras de uma mulher de coragem e determinação.
    Abraço,

    1. Ana Veloso

      Nossa, Bel, fiquei super tocada com seu comentário… obrigada pelo apoio e pelo carinho, fico muito feliz que o blog esteja agradando!! Bjos!

  6. Luiz Fabiano

    Boa tarde

    Você possui alguma estatística de visitas no seu blog? Poderia me passar o valor de anúncio em banners?
    Obrigado

    1. Ana Veloso

      Luiz Fabiano, vou olhar direitinho e logo entro em contato por email!

  7. Victoria

    Boa tarde!

    Somos a Localnomad, empresa especializada em alugueis de apartamentos para curtas e longas estadias. Nossa sede está localizada em Barcelona, mas nossos serviços se estendem por cidades como Rio de Janeiro, Paris, Londres, Miami e Nova York, entre outras.

    O conteúdo do seu site nos pareceu muito atraente e informativo. Desta maneira, propomos a realização de um intercâmbio de links. Como nossos sites estão diretamente relacionados e nossos produtos não competem entre si, consideramos que seria algo benéfico para ambas as páginas.

    Caso tenha interesse pela proposta, entre em contato para definirmos os detalhes.

    Obrigada,

    Victoria

    1. letízia Marcia

      Oi Vitória…se posivel mande seu endereço…quem sabe alugo alguma coisa com vc….bj.

  8. Lisiane Massena

    Ana,

    Adorei seu blog e o post sobre como andar de trem, bastante esclarecedor.
    Tenho algumas dúvidas e queria ver se podias me ajudar. Tem algum site que posso verificar os horários e destinos de trem ou ônibus? Quero ir de Paris a Reims. Grata. Lisiane

    1. Ana Veloso

      Oi, Lisiane! Ir de Paris a Reims é bem prático de trem, consulte o site http://www.voyages-sncf.com pra ver os horários e os preços! Bjos

  9. Pierre

    Olá. Gostei muito do seu blog e tem umas ótimas dicas. Também mantenho um blog que é escrito em Francês e Português. Se você quiser conferir, fique à vontade.

    Pierre

  10. OT Roissy

    Olá Ana,

    Quando fiz a minha pesquisa sobre dicas de viajas a Paris, o seu site apareceu. Fico muito feliz por o ter encontrado porque a informação que você traz é de qualidade.

    Queria deixar um comentário porque somos o Posto de turismo de Roissy-en-France. Como já sabe, muitos brasileiros chegam ao aeroporto de Roissy e alguns deles ficam nos hotéis que estão perto. O nosso site está traduzido em português desde o mês passado, por isso venho por este meio pedir-lhe se podiamos aparecer no seu site através de um link ou de um iframe. Assim seus leitores poderiam ter informações sobre o transporte, os hotéis, as atividades turísticas da região, a bilheteria, etc.

    Se precisar de mais detalhes, pode enviar-nos um e-mail ou ligue ao 00 33 1 34 29 43 14.

    Agradeço-lhe a sua ajuda e fico aguardando a sua resposta.

    Elodie,
    Posto de turismo de Roissy

  11. Anatê Merger

    Oi Ana, tudo bem? Como a maioria descobri o seu site por acaso e gostei muito da sua proposta. Também sou jornalista e moro na Provence há sete anos. Hoje, me dedico a minha empresa de receptivo na Provence, quem sabe não fazemos uma parceria ou uma troca de links? Me diz o que acha pelo site@naprovence.com
    Um grande abraço e sucesso com o blog.

    1. Antoine Emmanuel Cahen

      Tanbem Ana, vc pode fazer uma troca de links com http://www.passeioemparis.com.br ?

  12. Guissou

    Bonjour,

    Je souhaite vous parler d’un projet.
    Avez-vous une adresse email perso. ou un telephone ou je puisse vous contacter?

    Merci par avance de votre attention.

    Cordialement,

    K.Guissou

  13. Fernanda

    Ana,
    Por acaso você fez tradução na UnB lá pelo ano de 2000? Nossa!!! Quando vi sua foto tive quase certeza de que era você. Mon Dieu!!! Você mora na França e tem um filhinho franco-brasileiro? Isso é lindooo!!!
    Será que você vai lembrar de mim? Em algumas matérias, éramos eu, você e Deborazinha! Rs.
    Eu, meu marido e meus pais estamos indo para a França dia 12 de outubro, mas só ficaremos em Paris e no Sul. Vc tem alguma dica?
    Bjs

  14. Jamile

    Olá Ana, td bem? Procurando sobre a França na net encontrei seu blog e adorei, já li quase tudo!!
    Estou com planos de passar 30 dias na França em 2013, e procuro um sistema parecido com au pair só que ao inves de crianças eu gostaria de me hospedar e trabalhar num centro equestre, vc conhece alguma empresa que faça esse tipo de pacote? Obrigada bjs

  15. letizia marcia

    Salut! Encontrei seu blog por acaso…..pois é! …..sou brasileira, já morei na Itália,Portugal e França e Estados Unidos… fui casada com um frances de Frejus…. adoro a França principalmente a Provence…estou querendo passar ums meses por ai viajando de Uzes …,Gard….Marseille…..Cannes…Nice… Avignon ..Roussillon…etc…..fazendo um roteiro bem aconchegante…com paradas….curtindo os campos de lavanda, os vinhos, as pastas de alho…rsrsrsr….os girassois..as feiras……os cogumelos com manteiga da Normandia , enfim sou mesmo apaixonada pela região…qualquer dica ma mande vou adorar…trabalho aqui com moda….faço vestidos de cambraia com bicos…roupas bem sensuais e suaves….adoro mexer com tecidos de puro algodão…saboreando um Merlot ou um Rosé bem geladinho…..adoraria manter contacto…bjs….

  16. Elder Jascolka

    Oi Ana, tudo bom?

    Primeiramente quero parabenizar pelo blog, muito bom. Sua simpatia para com as pessoas é fora do padrão. Muito bom poder contar com pessoas educadas como você.

    Ana, estarei a partir do dia 23/04/13 na França, terei 12 dias de passeios. Tenho planos de ficar 6 em Paris e mais 6 em Provence. Fiquei um pouco desanimado referente a provence, por saber que em Abril não há como ver aqueles campos de lavanda.

    Gostaria de sua sugestão de roteiro e dicas para esses 12 dias. Qual sua opinião sobre Provence em Abril? Vale a pena ir?

    Muito Obrigado. Elder Jascolka.

    1. Ana Veloso

      Elder a Provence em Abril não deixa de ser linda, mesmo sem os campos de lavanda a primavera já começou, vale a pena ir sim!!

  17. Palova

    Olá, descobri seu blog e vou começar a ler! Me identifiquei com vc pois sou de Brasilia, jornalista (tb trabalhava com Assessoria), e atualmente vivo em Santiago do Chile (mas nao vim para cá por causa de um amor.. infelizmente..rs). Estou começando a planejar minha primeira viagem a Paris, para agosto…e vou explorar seu blog… depois te comento o que achei.

    Saludos da Cordilheira!

  18. Fabio

    Olá ana…tudo bem?

    Descobri por acaso o seu blog….
    Parabéns…a sua disposição para ajudar e o seu trabalho é indispensável para quem deseja ir para França.
    Eu fiquei agradecido de suas dicsa sobre localização de hoteis em Paris…
    Como a maioria dos mortais, sonho com um estada em Paris e suas cidades do interior…
    Tenho certeza que voce é uma pessoa digna e merecedora de nosso respeito.
    Que Deus te abençoe e ilumine seus caminhos, fazendo-a uma pessoa mais feliz.

    abraços.

    Fábio

  19. Vanessa

    Oi Ana .
    Parabéns pelo blog.
    Gostaria se possível que vc me desse uma orientação a respeito de roteiro.
    Estamos indo para Paris(que já estive em outras 2 oportunidades)agora em maio.
    Gostaríamos desta vez de conhecer um pouco do Sul da França e chegar até a Espanha,incluindo na Espanha.
    Você poderia sugerir um roteiro.
    Teremos 15 dias,voltaríamos por Madri(que já conheço tbem)
    Conheço tbem Barcelona e Granada.
    Aguardo sua ajuda,
    Obrigada,

  20. Gisele

    Oi, Ana!! Estava procurando na net dicas sobre turismo na
    França e encontrei seu site – repleto de informações e sugestões
    agradáveis!!
    Pretendo passar 15 dias por lá (em junho) com meu marido, mas ainda não consegui me decidir
    sobre o roteiro a fazer, sendo alguns dias em Paris e os demais em outras regiões da França.
    O que me sugere? Tenho estudado francês há cerca de 2 anos e acho
    que consigo me virar um pouquinho se eles tiverem paciência comigo!!
    Beijos,
    Gisele

    1. Ana Veloso

      Gisele, se é a primeira vez que vc vem pra França, passe pelo menos uns 5 dias em Paris, depois desça para o sul da França, a Provence é linda nessa época! Curta bastante e arrase no francês! 🙂

  21. Laila

    Olá Ana! Estou em um processo seletivo para Mestrado em Montpellier e em processo de ataque de nervos também! Estou correndo contra o tempo para aprender o mínimo de francês (nem esperava ser aceita no programa, enrolei até para começar as aulas de francês). Seu blog está ajudando bastantão! Estou adorando as dicas e sugestões!
    Parabéns!

  22. Carla

    Olá Ana, tem alguma sugestão para arrendar um studio por cerca de 15 dias em Paris? Vou em Maio realizar um estágio numa clinica veterinario em Neuilly-sur-Seine e ainda não consegui encontrar nada a um preço acessivel 🙂
    Parabens pelo blog!

    1. Ana Veloso

      Carla, Neuilly Sur Seine é bairro de rico em Paris, muito pouco provável que vc encontre um aluguel barato lá. O jeito é procurar nos arredores!

  23. Andrea de Azevedo Freitas

    Oi Ana, estou de malas (quase) prontas pra Paris, viajo dia 2 de maio. Passeei por vários blogs dedicados ao assunto “Paris” e achei o teu incrível… Dicas pertinentes, úteis e, principalmente, animadoras. Viajo sozinha pela primeira vez, e busco todo tipo de informação para dar o mínimo possível de cabeçadas. Obrigada pela sua disposição em ajudar. Boa sorte!

    1. Ana Veloso

      Obrigada Andrea! 🙂

  24. Paula

    Oi Ana. Gostaria de ter mais contato com você para falar sobre a vida na França. Tem como me passar seu e-mail? abraços.

    1. gustavo

      Olá Ana
      -Parabéns pelo blog, li muito e adorei as dicas.
      -Pretendo passar temporada de 06 meses na França para estudo, e embora já tenha pesquisado muito, ainda tenho algumas dúvidas sobre vários procedimentos.
      -Você pode me passar seu e-mail ou então me retornar no meu?
      -Desde já obrigado.
      Gustavo

  25. Luiz Alberto

    Olá Ana, Gostaria de conhecer Paris este ano com minha esposa. temos 47 anos e será a primeira vez dela na Europa. Apenas uma pergunta (tudo o mais virá depois): Quantos Dias em Paris? 5 dias, uma semana? Obrigado!!!

    1. Ana Veloso

      Pelo menos 5 dias em Paris é o que eu recomendo!! O que for a mais é lucro… 🙂

  26. Alvaro

    Ana,

    Primeiramente parabéns pelo site muito bom mesmo. Atualmente trabalho num banco frances (BNPP) aqui no brasil. Vou pra um seminário nos primeiros dias de julho em Paris, mas antes disso vou tirar uns 12 dias de férias com minha esposa e decidimos “copiar” a viagem que meus pais fizeram no ano passado. Paris-Reims-Bourgogne-Provence-Paris.

    Minha ideia é chegar em Paris, pegar um carro e ir direto a Reims, passar 2 noites por lá. Visitar a Moet&Chandon, Taittanger e Pommery (adoro Champagne..rs) vc recomendaria outra casa para visitar ?

    depois 3 dias na Bourgogne , ai estou pegando dicas do seu blog. Gostei muito da idéia do balão.

    + 3 dias na Provence. pensei em ficar em Aix-en-provence. de la´deixo o carro e pego um trem para Paris.

    Gostaria, se não te atrapalhar muito, de algumas recomendações;
    – de quais vinícolas visitar na Bourgogne. Pendei em me hospedar no centro de Beaune (gostamos de andar a pé) ..é bom por lá ?
    – vale a pena visitar Chablis ? pois o vinho branco de lá nem precisa dizer nada, né ?
    – alguns restaurantes…
    Vc conhece bem a Provence ? teria algumas dicas de o que visitar / hopedagem ?

    bom, se não der muio trabalho, viu que abusei de pedir dica de quase todo meu roteiro … rs
    muito obrigado

    abs

    Alvaro

    1. Ana Veloso

      Oi Alvaro!
      Pra Bourgogne aconselho ficar em Beaune mesmo, ou Dijon. Beaune está mais perto dos vinhos, Dijon é um pouco maior…

      Em Dijon gosto desse hotel: http://www.booking.com/hotel/fr/sofitel-dijon-la-cloche.pt-br.html?aid=344610;sid=c9cfb0ac75abf2c44c38f176298ad1b5;dcid=1;srfid=056439acff7283407a5ff0adbfef524f59eb21c3X13
      Ou então este um pouco mais em conta: http://www.booking.com/hotel/fr/philippe-le-bon.pt-br.html?aid=344610;sid=c9cfb0ac75abf2c44c38f176298ad1b5;dcid=1;srfid=056439acff7283407a5ff0adbfef524f59eb21c3X5

      Ou este em Beaune: http://www.booking.com/hotel/fr/hotel-de-la-poste-beaune.pt-br.html?aid=344610;sid=c9cfb0ac75abf2c44c38f176298ad1b5;dcid=1;srfid=148f88629c7ffc77c44d3ee5e636a0ba9f35030aX1

      Chablis fica meio longe disso tudo (é outro vinhedo) en não conheço bem. Acho que em 3 dias na Bourgone não compensa ir lá, na Côte de Nuits / Côte de Beaune já tem muita coisa pra ver e vc consegue comprar/beber muito Chablis por aqui !!

      Em Beaune gosto do restaurante l’Auberge du Cheval Noir, em Dijon gosto do Le Sauvage (meus favoritos!!)

  27. Adilson Faria de Carvalho

    Olá Ana td bem?

    Seu blog é excelente!!! Li praticamente todas as suas postagens.

    No próximo ano lá p/ dia 20 de Maio, quero ir à França com minha esposa e realizar um sonho dela e claro o meu também, afinal ninguém é de ferro!

    Vamos ficar 6 dias em Paris, 3 em Beaune e 2 em Strasbourg.

    Meu roteiro é o seguinte: chegaremos no sábado em Paris e na sexta seguinte já ir para Beaune p/ conhecer os maravilhosos vinhedos de lá. E na segunda ir p/ Strasbourg.

    Minha dúvida é: se ficarmos um final de semana na Borgonha é uma boa?. Vamos encontrar as caves abertas para visitação?

    Outra coisa, 2 dias em Strasbourg dá p/ conhecer a cidade e fazer um bate e volta em “Colmar”?, cidade que vc sugere no seu blog.

    Muito Obrigado e um grande abraço! espero te encontrar ai na Borgonha p/ te conhecer.

    Um abraço

  28. Gabriel

    Olá Ana
    Esta será uma ajuda muito grande e à qual lhe ficarei muito grato.
    Pretendo estar na França em outubro ou novembro próximo. Farei um roteiro de carro (leasing) pelo sul da Espanha, entrando na França em Perpignan, visitando o Languedoc- Roussillon, a Provence e de lá para París. Devo entregar o carro em Avignon e minha intenção será tomar o novo OUIGO até Marne la Vallée em Paris. O Ouigo é um TGV de baixo custo. Para mim e esposa, ficará somente em 25,00 Euros (aller simple) incluindo uma mala extra, ou seja, muitíssimo mais barato que o TGV normal. Acontece que após várias tentativas não consegui fechar a compra pela Internet do Rio onde moro. Consultando a “equipe OUIGO, me responderam que nesta fase de implantação, só se consegue fazer a compra pela Internet, através de um cartão da França (carte bleu, mastercard ou visa). Aí está meu grande problema e minha pergunta: Você conhece alguém, ou algum serviço na França, que poderia com segurança fazer esta compra para mim? Nesse caso, antecipadamente, eu mandaria o valor da compra e mais algo que fosse cobrado pelo trabalho e mais os dados necessários para a compra.
    Conto com sua preciosa ajuda.
    Um abraço

  29. Salma Bernardes

    Minha linda, é num momento de grande aflição que pesquisei pelo google e encontrei o seu blog, e me apaixonei por seu trabalho e por sua inteligencia e simplicidade. SOU apenas uma simples missionaria evangelica do Rio de Janeiro, mas sou mineira de Resplendor. Eu e meu esposo trabalhamos na area social com populações carentes, populações de rua e agora aproveitando a tecnologia digital, entrando em outros paises,nem que seja para dar um aconselhamento, orientação espiritual e fazer amigos. Nunca havia tido nenhum contato com a França, até que atraves do facebook um frances de 45 anos, pobre e solitario me adicionou depois de me ver como amiga em comun de outra amiga dele, aceitei a amizade com muita ALEGRIA, e atraves de camera nossa familia faz contato com ele e a sua unica filha e companheira de 16 anos. Mas eu não sei frances e os tradutores da net enviam muitos erros, e por falta de tradução adequada, ja nos desentendemos varias vezes e quase acabamos com nossa PRECIOSA amizade. Gostaria de conhecer seus costumes comportamentais pode me ajudar? Ele leva ate as nossas brincadeiras a SERIO, rsrsrsrs e não conseguimos mais viver um sem o outro, nóssa familia e a dele. Obg.

  30. isabel brandão

    olá, descobri seu blog nem sei como, kkkk, mas adorei.
    gostaria de dicas p conhecer Paris, mas não tenho muita grana.
    dicas como local legal p ficar, hotel e outras q vc quiser me dar.
    outubro é um mês legal??? muito frio????
    vc tem como fazer um roteiro p mim??? Apenas 07 dias e sem muita grana.
    desde já te agradeço,
    bjs
    isabel brandão

  31. Carlos

    Boa noite. Em 1998, fui a Copa do Mundo de Futebol, na Franca, por conta de premiacao da empresa em que eu trabalhava. Durante 12 dias, conheci Bruxelas, Paris e interior da Franca, Monaco, Londres e Genebra. Ate entao, nunca tinha viajado ao exterior. Ao final do passeio, fiquei tao bem impressionado que assumi um auto-compromisso em retornar a Franca. Em 2011, voltei e fiquei muito satisfeito com os passeios que fiz por ai. Agora, pretendo ir mais uma vez, mas a intencao e alugar um carro e viajar de Paris a Roma. Voce pode me dar dicas ? Ou indicar onde posso conseguir boas orientacoes/informacoes ? Agradeco-lhe desde ja e quando estiver no Brasil, nao deixe de passar no Rio de Janeiro, que tambem esta muito legal.

  32. graça

    Olá Estou indo para Paris pela primeira vez e vi que o aeroporto CDG é imenso! Então, não gostaria de me perder de minha bagagem, meu francês é petit e, também gostaria de algumas dicas sobre a imigração. Estarei me hospedando em casa de amigos e tenho comprovação de valores para minha permanência.Obrigada!

  33. Ana Paula

    Olá Ana tudo bom?
    Vc esta de parabéns com o seu blog. Vou morar em Nancy durante 1 ano. Vou levar minha cachorrinha. Será que encontro hotel para cachorro caso eu queira viajar e deixar ela?
    Tenho varias duvidas. Poderíamos conversar por email?
    Abraços

    1. auto ins quotes in Temecula

      Cash & Jules, I have seen this documentary. It’s people like you that need to see this. You have been fed lies by large corporate interests and you have believed them. Your position is essentially that of a sheep being led to its own slaughter and supporting the slaughter along the way. Watch the movie and inform yourself.

  34. Manon Lutti

    Bonjour Ana,
    Je trouve votre blog très intéressant! Je suis une Française qui vit à Sao Paulo depuis plus d’un an et demi et ne pouvant pas pour l’instant travailler (visa d’épouse), j’aide les brésiliens à organiser leurs vacances en France, car je trouve que les prix proposés par les agences de voyage sont exorbitant!!! Je connais assez bien toutes les régions de France (sauf la Bretagne) de part mon ancien travail, qui me faisait beaucoup voyager. Ma région natale est la Provence, le Luberon, vous connaissez??!! Si certains de vos contacts ont besoin d’aide, n’hésitez pas à leur transmettre mon email: manonlutti@gmail.com. Mon portugais est correct!! Et je serai également ravie de converser avec vous. Je trouve très bien l’initiative de votre blog, car très peu de site offre une vrai vision de la France, seul Paris est mis en avant, même si Paris est jolie,,,, la France à d’autres trésors! Bien à vous. Manon

  35. Marcelo Solano

    Ana,

    meu nome é Marcelo Solano; sou do Rio de Janeiro e estou passando uns 10 dias de férias aqui na França com a minha esposa Aline. Estamos agora no hotel e valos pegar um carro na segunda feira para rodar uns 4 dias. Começamos a procurar na internet e achamos o seu blog. Parabéns pela iniciativa e pelo bom humor; o seu estilo de escrever me lembra o do meu irmão mais velho que é jornalista. Estamos rindo muito aqui!!! Férias é diversão e tudo que ninguém quer aqui é um texto chato; o seu é engraçado demais!!!! 🙂

    Já morei 3 meses em Paris e conheço alguma coisa da Bretanha e Normandia, mas isso foi em 2004. Estive alguns lugares lindos e gostaria de voltar em alguns deles com a Aline que não conhece nada. Ela quer ir aos castelos do Loire. Eu sei que ali vc vê uns 3 e deu!!! Pensei em dormir em Tours na primeira noite. Aí vem a dúvida: o próximo destino certo é o Mont Saint Michel. No meio tem Angers, Le Mans, Rennes… Tem alguma interessante no meio do caminho que valha a pena dormir numa dessas cidades ou a gente estica de Tours até os arredores do Mont Saint Michel?

    Obrigado pelo blog e manda ver nas suas dicas!!!
    Marcelo e Aline

  36. Paula Cappello

    Olá Ana,
    Mil parabéns pelo seu site!!!
    Pretendo ir para frança após 20 anos!! Acredite 20 anos sem pisar em solo francês.
    Além do tempo decorrido o outro diferencial é a minha companhia, meus filhos de 5 e 8 anos, que falam francês muitíssimo bem por estudarem em escola francesa aqui em São Paulo.
    Pretendo ir no início de março que gostaria que eles pudessem conhecer a neve. Já li seus comentários sobre a viagem nos Alpes e gostaria de te perguntar se esta viagem vale a pena em março, se terá neve. Porque passar frio com criança sem ver neve ninguém merece. Concorda?
    Além disso queria te perguntar se tem alguma dica especial para os pequenos.
    Por enquanto pretendo ir a Paris (obrigatório, pois meus filhos só falam na Torre Eiffel) e para Annecy (depois que li sua reportagem). Queria saber se seria legal ir parar Lyon ou qualquer outra cidade (que não me desviasse tanto deste caminho para não cansar os pequenos).
    Mais uma v

  37. Paula Cappello

    Mais uma vez parabéns pelo Site!
    Abs.
    Paula Cappello
    Ps: a msg anterior se auto enviou antes que eu terminasse e me despedisse.

  38. Renata

    Oi Ana! Vou para o sul da França em outubro! Gostaria de saber qual a quilometragem do Vale do Loire para Marseille? Sabe me dizer? Iremos de carro…

    Muito obrigada. Seu blog é show!
    beijos

  39. Edson

    Ana,
    Parabéns pelo site! Realmente muito bom!
    Vou estar em Dijon em novembro, mais precisamente dias 18, 19 e 20, vou passar muito friioooooooo?
    Abs
    Edson

  40. jane

    Oi, Ana !! Seu blog é o máximo . Parabéns !!!
    Estou com viagem marcada para Avignon no próximo dia 10 de Outubro , voltando dia 17/10 para Paris e retornando ao Brasil dia 20/10/2013 . Gostaria de saber algumas dicas importantes para turismo nessa semana . Vamos alugar um carro e passear por Avignon e arredores . Quais cidades vc indicaria perto de Avignon que poderíamos estar indo de carro ? Agradeço desde já e aguardo sua resposta o mais breve possível !!!!

  41. Fernanda Reis

    que agradável falar da França. Conheci Paris em 2007, ; também ,Marseille, Carcassone, Bezier,Toulosse,.
    Fiquei apaixonada por um francês, e vivi momentos de contos de fadas.O tempo passou, mas sinto até hoje
    a falta de viver em um lugar diferente em tudo.
    Minha vida mudou,mesmo eu dando um outro rumo para ela. Digo; tenho a sensação de que eu ainda volto
    para este país.
    Espero que todos amem Paris. Paris é tudo. Que saudades meu Deus!

  42. Lucianne

    Olá. Gostei muito do seu blog e das dicas interessantes!!!

    No início de março/13 realizaremos a nossa primeira viagem a França (eu, meu esposo e nosso filho de 8 anos), além do meu irmão e sua família.

    Sei que será o final do inverno, mas você saberia me dizer qual é a temperatura média nesta época do ano? Chove nesta época ?

    Quais os passeios mais interessantes em Paris e regiões próximas para famílias com crianças?

    Abraços e obrigada

  43. Sandra

    Oi!!!
    Amei seu blog, copiei varias dias para minha viagem.
    Minha preocupação é que chegaremos em Paris dia 30/12/13, e não estou encontrando muitas dicas para esse período de inverno intenso. Pode me ajudar? O que vc recomenda e quais lugares conheçer nesse período.

    No aguardo, obrigada
    Bjs

  44. Luciana

    Sou brasileira mas moro nos Estados Unidos ha 13 anos. Gostaria de fazer contato, pretendo ir fazer um curso na franca gostaria de dicas.

    Aguardo contato,
    Obrigada
    Luciana

  45. Patricia Patitucci

    Ola!
    Tinha adicionado nos meus bookmarks este link do seu site http://www.viajarnafranca.com/2013/11/roteiro-de-viagem-uma-semana-na-provence/ mas ele parece ter sido apagado. Voce poderia manda-lo pra mim se ainda tiver? Vou a provenca em maio e estava contando com seu roteiro pra fazer minhas escolhas finais de onde ir.
    Obrigada,
    Patricia

    1. Ana Veloso

      Patricia, bem que eu queria!! 🙁 Tive um problema com o servidor e quase perdi o blog, consegui resgatar com um backup que tinha feito, mas perdi esse post (que diga-se de passagem deu um trabalhão pra fazer!!!). Quase chorei…. :'(

      Quando tiver tempo vou tentar escrever de novo sobre a Provence, mas agora que já passou tanto tempo a memória não está tão fresca então as dicas não serão tão precisas… désolée!!

  46. Mayara Reis

    Adorei o seu blog! Li informações pertinentes.
    Na verdade, gostaria de dicas para turistas estudantes.

    Aguardo respostas.
    Um grande abraço.
    Mayara Reis.

  47. Lucia Santarosa

    Acabei de descobrir teu blog e tô adorando. Além de útil é super divertido e relaxante. Talvez acabe indo pra cama mais tarde hoje…. o chéri que me espere!
    Sou de Porto Alegre-RS e acabo de me mudar para Marseille para viver com meu namorado francês, e, claro, estudar e trabalhar por aqui também. Trabalho com turismo e idiomas, e estou procurando atividades nesta área. Valeu por partilhar as experiências!

  48. cleide

    Oi, vou ficar na frança 5 dias, no IBIS o que vc me diz da alimentação, é muito cara? bjussssss

    1. Scan

      Em que região da França vai ficar?
      Café da manhã no IBIS é caro (mas, claro, depende do tamanho do seu orçamento) e geralmente deixa a desejar.
      Procure tomar seu café em lugares próximos ao hotel, a menos que esteja com pressa.

  49. ZeliaMendes

    Oi Ana; que maravilha seu blog tudo de bom que precisamos, mesmo já tendo ido a Paris necessitamos de outras dicas bjs

  50. Adriana Aguiar Ribeiro

    Ana, uma delícia seu site. Amo viajar e curto muito essas iniciativas de pessoas que compartilham suas experiências e dão dicas, que ajudam muito no planejamento de outras viagens, através de blogs e sites de viagens. Muito bacana o Viajar na França. Mês que vem estarei revisitando Paris e já estou anotando muitas dicas legais. Obrigada, um abraço, Adriana

  51. Cristiany

    Oi Ana,
    Achei seu blog quando passei a pesquisar sobre a França e possibilidades para brasileiros por la.
    Assim como voce, me apaixonei por um frances e estamos juntos ha quase 2 anos. Moramos atualmente na Australia (onde nos conhecemos) mas estamos analisando opções de ir morar na França daqui ha um mes que é quando nosso visto por aqui esta acabando e estamos cansados de pagar muito caro para manter o visto por aqui. Minhas duvidas estao em qual seria a melhor opcao a fazer no meu caso. Sei que brasileiro é insento de visto nos primeiros 90 dias e pensamos que talvez essa seja uma boa oportunidade de ir (ja que temos total apoio da familia dele por la em nos ajudar com acomodacao etc) e uma vez estando la, eu analisaria melhores condicoes de visto. Tenho bacharel em publicidade e comunicacao social mas ja fazem 3 anos que me formei e vim pra Australia sem ficar trabalhando na area. Aqui tenho experiencia com ingles (concluindo muitos cursos profissionalizantes e com hospitality) pois o campo pra emprego de estrangeiros ficou dificil na minha area. Entao, eu e o meu namorado ja estamos registrados como de facto partner aqui e sabemos que existe um sistema parecido na Franca. Nao queremos nos precipitar em casamento oficial no momento pois queremos definir nosso rumo e uma vez encaminhado, faremos isso. Mas estou muito aflita por onde comecar. Ele tem me ajudado a pesquisar por empresas desde ja e enviar curriculum de modo que ja adiante um pouco meu processo para que eu consiga alguma empresa interessada em ajudar com o visto. Mas tenho procurado contatos de brasileiros que passaram um pouco por essa situação no sentido de conseguir dicas e orientacao de por onde começar. Voce poderia me ajudar com alguma dica? Eu agradeco imensamente!
    Se puder me respoder para o meu email, seria melhor: cris.aguedes@gmail.com !
    Obrigada e aguardo seu retorno.
    Cristiany

  52. Vanessa

    Oi Ana! Há tempos eu havia visitado o seu blog em busca de informações para visitar a França. Agora está chegando a tão sonhada hora e logo estarei pisando em solo francês. Me dê uma dica por favor, agora em abril é uma boa época (financeiramente) para esquiar em Chamonix ou você indica outra região da Europa? Bjim

  53. Marco Antonio Carvalho de Lima

    Olá, parabéns pelo blog.
    Estarei na França com minha mulher e um casal de amigos. 6 dias em Paris e ficaremos 3 dias na região do Loire e 2 na Bourgogne. 21/10 a 26/10. Gostaria de dicas de hospedagem e restaurantes nessas regiões. Você acha que esta distribuição está legal? Em tempo: estaremos de carro.
    Grato.

    1. Andrea Terra

      Oi Marco, eu tenho dicas para estas regiões. voce ainda está querendo? Já fiz roteiro por lá. Se precisar, me procure em amterra@terra.com.br. att, Andrea

  54. Fernanda Carolina

    Boa tarde Angela.

    Vou para Paris daqui 2 semanas. Você sabe me dizer onde eu encontro roupas, sapatos e bolsas barato?
    Não quero levar muita roupa daqui, gostaria de comprar algumas peças ai.

    Desde já, obrigada 🙂

    1. Andréa de Azevedo Freitas

      Cheguei um pouco atrasada pra ajudar essa viajante, já deve estar com as bolsas cheias… Roupa barata em Paris, de verdade, é nos “soldes”, que acontecem em períodos específicos, para esvaziar as prateleiras do estoque do verão e do inverno. Esse ano, de 2014, peguei o comecinho dos soldes em Paris, no dia 22 de junho, e confesso me decepcionei. Com os preços e com as peças vendidas. Me parecia que as piores peças, as que tinham encalhado, estavam sendo deportadas… Algumas amigas tiveram mais sorte e acharam exatamente o que queriam, a preço baixo. Eu devo ser mais chata, talvez. De uma forma geral, roupa barata você encontra em lojas médias, que não são aquelas super populares dos bairros mais afastados, nem são as de grife, totalmente inacessíveis ao povão, que viaja em classe econômica economizando o ano todo (como eu!). Então vamos lá: C&A, H&M, Pink, Zara, essas são as lojas mais em conta, dê uma olhada na Rue de Rivoli e nos shoppings, como o 4 Temps, em La Defense. Eu sou fã de carteirinha da H&M, as peças são de qualidade, preço bom e tem um mix de produtos que me agrada mais que as outras que falei. Espero ter ajudado, bjs.

  55. Andréa de Azevedo Freitas

    Ana, gosto muito dos seus comentários e do seu jeito de escrever. Não deixe de postar suas considerações sobre a França e sobre o que mais achar interessante. Parabéns pelo blog, sentimos sua falta…

  56. Mamute da Oficina de Inverno

    Que legal, Ana!!
    Muito sucesso e felicidades para vc e sua família aí na França! =)
    Abraços quentinhos!

  57. glauco queiroz

    Ana tudo bem ?
    Queria uma ajuda, estou lendo todo seu site, mas estou ficando até perdido de tantas informações interessantes.
    Fui a França já três vezes, mas nunca consegui fugir para o interior.
    Estou indo com minha esposa e minha filha de oito meses.
    A priori meu quartel de comando será em Paris, mas pensei em ir ao litoral chegando em Marselle ou Nice.
    O ponto em questão é que eu queria escolher o melhor caminho de carro ou trem para fazer o roteiro, fazendo paradas e desfrutando das melhores regiões possíveis, sem pressa.
    Tem algo em mente de imediato ?

  58. Marcus Tulio

    Olá!!

    Querida sempre fui apaixonado pela França…mas agora com seu site fiquei com mais vontade ainda de conhecer este lugar maravilhoso, ao ler as matérias que voce escreve fiquei apaixonado, fecho os olhos e viajo sozinho!!!!! Parabéns pelos ótimos comentarios, você ganhou um fã.

  59. Comunidade Brasileira na França

    Genial, o seu blog !

  60. antonio

    otimo

  61. Cristina Farias

    Oi, Ana. Acho que você é a pessoa mais indicada para me dar um help. Tenho que fazer uma matéria sobre a França para uma revista cujo foco é gastronomia, mas não só isso. A revista vai ter uma distribuição bacana e circulará entre classes mais abastadas. Amanhã vou entrevistar um médico brasileiro que morou muitos anos na França, mas gostaria de saber que dicas você me dá para eu incrementar essa matéria, Quero falar um pouco das tradições francesas, da parte cultural e, claro, de gastronomia.

  62. Anselmo Dutra

    Olá Anã. Fui a Paris no inverno de 2009. Passei o Natal. Eu tive sorte e peguei uma neve boa. Até o vôo atrasou de Madri p/ Paris devido a neve.
    Bien, como admirador da língua francesa, desejo passar uma temporada na França, não necessariamente Paris, que é uma das cidades mais caras da Europa. Eu estou me aposentando, mas quero trabalhar aí como guia turístico.
    O que vc poderia me dar dicas sobre viver na França e trabalho para estrangeiro, já que vc tem experiência neste assunto. Também sou técnico em jornalismo.
    Obrigado

  63. Ana Maria F. Magalhaes

    Oi Ana,
    Tentando organizar a viagem que realizei em setemro, para a França, visitei seu blog e anotei várias dicas. Foram excelentes. Quando vc mencionou a citypharma, dentre alguns dos produtos que faz uso vc citou um da linha skinceuticals(em poucas semanas percebe-se resultado). Foi retirado de sua página. Lembra qual é? Na época não anotei.
    Se possível, gostaria de saber. Vc também comentou que o produto não é comercializado no Brasil. Parabéns pelo blog!
    Vá em frente. Bj.

  64. Juliana

    Adoro o seu blog e como comecei a trabalhar agora na prospecção de novos parceiros, justamente fazendo um trabalho novo, com blogueiros de viagens, queria saber se vocês não teriam interesse.

    A Cotação é uma empresa do Grupo do Banco Rendimento e trabalhamos com produtos de câmbio há mais de 20 anos. Oferecemos mais de 10 tipos de moedas estrangeiras, cartões pré-pagos Master e Visa em 5 moedas, serviço de delivery gratuito e mais de 6 lojas nas principais cidades do Brasil.

    Trabalhamos também com uma assistência viagem – Safe Travel – da plataforma da Omint, que cobre gravidez e doenças pre existentes, além de outros benefícios.

    Gostaria de saber se vocês não teriam interesse em colocar um banner com link em seu blog, para que os passageiros possam comprar câmbio online ou solicitar um contato. A cada operação de câmbio fechada, poderemos comissionar vocês ou reverter esse % em desconto para os clientes !

    Se o assunto interessar e quiserem fechar uma parceria conosco, por favor, me avisem que enviarei nossa apresentação com todo prazer.

    Desde já agradeço a atenção;

  65. Marcus Tulio

    Amo ler o seu blog…só que ultimamente vc nunca mais atualizou…..

  66. carla

    Vi o seu blog e adorei as suas dicas. Vou morar 2 anos em Cherbourg e minha pretensão é fazer um mestrado em direito nesta cidade ou em Caen. Gostaria de dicas sobre mestrado, programas para estrangeiros, cursos para o DELF (cursos de francês), facilidades para estrangeiros. Desde já te agradeço pela atenção.

  67. River

    Tracy, there’s no reason not to use white chocolate if you like. It basically ends up a layer between the crust and the filling. But really? No love for pumpkin and chocolate? Invlecnicaboe.

  68. Natalia

    Olá Ana. Estou indo morar na França ano que vem, gostaria d falar com vc pra trocar umas ideias! Poderia me passar seu e-mail ou numero do whatsapp? Meu e-mail é natalia@leitissimo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>