«

»

Imprimir Post

Os mais belos vilarejos franceses

Placa que indica a chegada em um dos mais belos vilarejos franceses. C’est très joli!

Estão vendo essa foto aí em cima?? Eu tirei na beira da estrada, chegando em Gordes, na Provence. Você talvez já tenha visto, por acaso ou não, uma placa igual a esta em outros lugares. Mas o que isso quer dizer?

A resposta mais óbvia é:  isso quer dizer que a cidade na qual você está chegando é simplesmente uma das mais bonitas da França. Élémentaire, mon cher Watson.

Mas essa plaquinha não é qualquer incauto que chega lá e resolve fincar (tipo o prefeito da cidade que quer que todos os turistas gastem seu dim-dim por lá). Pra ter o direito de fazer isso, a cidade tem que ser aceita no clube dos “Les Plus Beaux Villages de France“: o vilarejo candidato tem que passar por uma longa fase de seleção e respeitar critérios de beleza e qualidade muito rígidos. Tipo um concurso de Miss, só que para cidadezinhas lindinhas e pitorescas!

Alguns dos critérios são, por exemplo, não ter mais de 2.000 habitantes e ter pelo menos dois lugares ou monumentos tombados no patrimônio histórico, cultural ou arquitetural. Depois tem que respeitar mais 27 outras exigências de qualidade relacionadas ao turismo, sendo que a mais importante delas é ter sido mencionado no Viajar na França……. (tá bom, nessa aí nem eu acreditei 😂😂)

Eu vi uma reportagem na TV mostrando como é difícil não só receber, mas manter esse selo de qualidade. Vira e mexe o pessoal vai lá inspecionar cada detalhe, e se não estiver tudo per-fei-to a cidade não pode entrar no clube, ou risca ser excluída. Tinha uma cidade (não lembro mais qual) que não foi aceita porque tinha um poste e uma espécie de galpão ou oficina mecânica enfeiando a paisagem e atrapalhando o panorama de quem ia tirar foto do alto de um mirante. Seu Instagram agradece.

Ou seja, se você estiver em dúvida de onde ir, um bom ponto de partida é incluir as cidades do “Les Plus Beaux Villages de France” no seu roteiro. Só não se esqueça que todas elas são vilarejos lindíssimos e charmosos mas pequenininhos, então o acesso mais prático vai ter que ser de carro mesmo pois muitas não tem estação de trem. Esses lugares são ideais para se visitar em um dia ou servir de base para dormir (muitos têm acomodações bem charmosas), mas você não vai ter assunto para passar uma semana só lá…

Também há um guia específico (em inglês ou francês) e um mapa rodoviário que indicam todos os beaux villages. Acho o mapa particularmente útil, pois é um mapa rodoviário da Michelin (a maior referência francesa) normal, só que as cidades que fazem parte do catálogo estão indicadas por um símbolo. Isso é uma mão na roda (sem trocadilhos!) na hora de montar um roteiro de carro!

Você também pode consultar o site do “Les Plus Beaux Villages de France” pra pesquisar mais sobre as cidades que te interessam.

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2017/01/os-mais-belos-vilarejos-franceses/

1 comentário

  1. Rome Airpot Shuttle

    Wolll!!! Eu conheci este lugar há poucos meses e é realmente maravilhoso!!! Eu não sabia que haviam tantos critérios a serem seguidos, mas, ao que parece, eles merecem muito! <3 Recomendo a todos esta linda viagem!!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>