«

»

Imprimir Post

Le Beaujolais Nouveau est arrivé

“Le Beaujolais Nouveau est arrivé”…  quem está na França por agora e não viu isso em lugar nenhum só pode estar na França de um outro planeta. Tem vários dias que só se fala em Beaujolais Nouveau. Todo ano em novembro é a mesma coisa: é festa, é gente achando isso uma ótima desculpa pra encher a cara (desculpa é o que nunca falta), e turista japonês comprando vinho a rodo e achando o maior barato.

Mas você sabe o que é Beaujolais Nouveau? É um vinho produzido na região do Beaujolais (no limite entre a Bourgogne e a região Rhône-Alpes) que é vendido bem jovem, logo que acaba de ser vinificado. Ou seja, ele não é envelhecido e tem um gosto… bem… como direi…. ruim que dói.

A fama que ele tem é de ter gosto de banana, mas eu acho que tem mais é gosto de vinagre passado mesmo.

beaujonouvo

A tradição é degustar o “Nouveau” entre amigos pra tentar achar o aroma do vinho. E aí tem todo um ritual, toda uma celebração pra beber o caldo de vinagrete Beaujolais. Por exemplo: é preciso esperar até a meia noite do dia 15 de novembro (dia oficial do lançamento anual do Beaujolais), e dividir o vinho com os amigos e a família, de preferência num local agradável e acompanhado de uma boa refeição.

E vocês não acreditam que quinta-feira cheguei na sala dos professores da escola onde dou aula e a francesada estava toda lá reunida bebendo vinho, comendo terrine e queijos às 10 da manhã? Tudo na maior normalidade… e se era pra Bojolar, eu Bojolei. Achando ruim, mas Bojolei. Por que causa, razão, motivo ou circunstância? Por que era “de grátis”, mon ami. O diretor estava bancando pra todo mundo. E com salário de professor, até injeção na testa eu encaro se for de graça.

Caso tenha algum professor aí me lendo, fica a ideia: degustação de pinga pros professores na hora do recreio. Achei que enfrentar a molecada ficou bem mais fácil depois.

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2013/11/le-beaujolais-nouveau-est-arrive/

3 comentários

  1. Laura

    Fiz um tour de vinhos com o pessoal do Saboreando Paris ( http://www.saboreandoparis.com/degustacao-queijos-vinhos/), passei a me interessar muito no assunto! Parabéns pela dica, não conheceis este vinho Beaujolais Nouveau
    Obrigada

    Laura

  2. Jorge Humberto de Sousa Marques

    Li os comentários sobre os patés, foie gras e vinho Beaujolais, e muito francamente não achei que fossem correctos.
    Todos os paises têm tradições, e quando os visitamos devemos respeitá-las e não gozar das mesmas, a isso se chama cultura e respeitar o próximo.
    Pelos seus comentários entendendo ser brasileira, e também já tive oportunidade de visitar o Brasil, e também existem algumas tradições e costumes que achei também algo diferentes do usual contudo quer concordemos quer não devemos compreendê-los e respeitá-los, a isso se chama a identidade cultural de cada país.
    Para finalizar já visitei variadas vezes a França, quer seja directamente de avião quer seja através de carro e caravana, e deixe que lhe diga fino ou não, gratuito ou não, é um país com uma gastronomia e identidade cultural espectaculares e custa-me serem feitos estes comentários arrasadores.
    Experimente um pequeno almoço francês com jus de orange, experimente visitar entre outros tantos lugares bonitos a zona do sul de França ” Dordogne”, e por falar em vinhos é uma extraordinária zona para degustar e comprar experimente comprar um vinho rosé Florenbelle.
    Existem tantos encantos em França que é impossivel expelhá-los neste meu breve comentário, por mais vezes que vá a França sempre encontro novos encantos, sejam elas as gentes, as aldeias todas arranjadas e floridas, a gastronomia.
    Não são merecedores.

  3. Claudia

    Discordo da sua opinião sobre o Beaujolais Noveau, com certeza você tomou um de péssima qualidade. Fica dica Joseph Drouhin e Georges Duboeuf são ótimos produtores, Você vai notar uma grande diferença e descobrir como este vinho pode
    ser prazeroso se elaborado com cuidado e dedicação
    total à qualidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>