«

»

Imprimir Post

Bonne année, bonne santé! Lave bem as mãos senão você vai se…

Bonne année, ou feliz ano-novo, é o que desejo a todos! Teoricamente não estou atrasada porque aqui na França o pessoal se deseja bonne année no mês de janeiro todo. Inclusive acho que já falei isso ano passado, não?

Enfim, enquanto no Brasil normalmente desejamos um próspero ano novo, na França o hábito é desejar boa saúde (bonne santé). O que é bem compreensível, considerando que enquanto podemos ser pobres o ano todo, o frio dessa época do ano é particularmente propício a todos os tipos de epidemias.

Em dezembro a gripe derrubou todo mundo. Agora quem está bombando é a gastro-enterite, que aqui é carinhosamente chamada de “gastrô“. Essa doença é altamente contagiosa, e geralmente a gente pega isso em lugares públicos e fechados, como o metrô, shoppings, supermercados, etc.

Os sintomas são lindos: diarréia intensa, vômitos, náusea.

O negócio é tão sério, que o site da Météo France, que geralmente publica os mapas do clima, também publica os mapas epidemiológicos do mês.

 

Não é brincadeira não gente, isso aí em cima é mesmo um mapa oficial da caganeira. Se não acreditam em mim, vejam aqui.

Portanto, meu conselho pra esse início de ano para quem conta viajar pra cá, é: lave bem as mãos! Uma “gastrô” pode estragar sua viagem. Carregue sempre também um vidrinho de desinfetante pra mãos (aqui chamada solution hydro alcoolique, em toda farmácia tem), e limpe bem as mãos quando não puder lavar. É o melhor que se pode fazer, depois é só rezar.

Outra dica: use a técnica nojentinha avançada para andar de metrô. Eu nunca encosto em nada (eca!), sempre espero outra pessoa apertar o botão pra abrir e fechar as portas, e quando não tem lugar sentado, não seguro na barra, seguro no marido. Se estiver sozinha, tento encostar de costas e me escorar em algum lugar.

Sei que parece meio paranóia, mas também não encosto em maçaneta de porta de banheiro público, descarga, nada, sem um pedacinho de papel higiênico.

Se apesar de todas essas precauções você ficar doente, o jeito é esperar passar e tomar cuidado pra se hidratar bem. Uma gastrô dura mais ou menos 2 dias. Pelo menos você vai poder voltar pra casa e dizer que viveu uma experiência tipicamente francesa…

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2013/01/bonne-annee-bonne-sante-lave-bem-as-maos-senao-voce-vai-se/

3 comentários

  1. Raquel

    Tá pensando que tudo são flores??? rs

    1. Ana Veloso

      Claro que sim, pois uma flor não fica no vaso?? rsrsrs

  2. Ludmila Maria

    Em que lugar ficam os campos de lavanda??? Eu quero vê-los! Obrigada. Eu irei à França pela primeira vez. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>