«

»

Imprimir Post

Hotel-restaurante Castel de Très Girard, na rota dos vinhos da Borgonha

Aproveitando o ensejo do último post sobre o batizado do Rafael, aqui vai uma dica para quem estiver procurando um hotel-restaurante bom na Route des Vins de Bourgogne (rota dos vinhos da Borgonha): o Castel de Très Girard.

Foi lá que fomos almoçar depois da cerimônia na Mairie da minha cidade. O Castel de Très Girard fica em Morey-Saint-Denis, uma das várias cidadezinhas produtoras de vinhos entre Dijon e Beaune.

 

Já tinha ido nesse restaurante (que também é um hotel) algumas vezes a trabalho, tinha gostado muito da comida, do atendimento e do local, por isso decidimos levar nossos convidados para comemorar o evento com um almoço lá.  Depois de brindar (com direito a Champagne e canapé de foie gras) o batizado do Rafael em casa mesmo, pegamos a estrada.

Chegando lá, o atendimento do restaurante foi super atencioso: eles reservaram um salão exclusivamente pra gente, e até emprestaram a suíte master no andar de cima pra soneca vespertina do Rafael.

Quem leu o post sobre a refeição gastronômica francesa, que mais parece uma maratona do que um almoço, entende a necessidade disso. É tanto prato um atrás do outro que a gente praticamente sai do almoço na hora da janta.

Mas olha que o “sacrifício” vale a pena.

Pra começar, o lugar é super bonitinho. O Castel fica em meio a lindos vinhedos (que ficam menos lindos nessa época do ano, infelizmente), numa construção tradicional de pedra e madeira, ornada de um pátio com um jardim muito bem cuidado e uma piscina bem agradável. O salão principal do restaurante tem vista pra piscina, mas ficamos na sala VIP (cof, cof) do outro lado da recepção.

 

A mesa para 14 pessoas foi arrumada de maneira simples, mas elegante

Cada convidado teve direito a um menu personalizado:

Havíamos escolhido antecipadamente a entrada, o prato e a sobremesa. Os vinhos escolhemos na hora, tomamos um Chablis excelente mas esqueci de anotar o nome e o ano exatos… Mas o restaurante tem uma ótima carta de vinhos – o que não poderia ser diferente em plena rota dos vinhos!

Já sabendo que nesse tipo de lugar o chef sempre manda de cortesia os amuse-bouches assim como os chocolates e docinhos que acompanharam o café, preferimos não incluir os queijos porque senão ninguém ia aguentar. Não queria sair rolando do restaurante (quanta deselegância, n’est-ce pas?) mas não teve jeito:

 

Etapa 1: Salgadinhos finos de aperitivo

Etapa 1.2: a mise en bouche - creme de aspargos

Etapa 2: Entrada - Ovo pochê com fricassê de alho poró, queijo comté derretido no pão torrado

Etapa 3: Prato principal - Filé de rascasse (um tipo de peixe que não sei como traduzir) com grãos de trigo, beterraba agri-doce e emulsão de pimenta rosa

Etapa 4: Sobremesa - Brownie com maçãs caramelizadas e sorvete

Etapa 5: Docinhos para acompanhar o café - crocante de chocolate, biscoitinho tipo "tuile" e mousse de chocolate

Agora vou ali fazer uns abdominais. Acho que só de ver essas fotos já engordei uns 3 kg…

Para mais informações e reservar no Booking.com:

Castel de Très Girard
Rue de Très Girard
21220 Morey-Saint-Denis

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2012/02/hotel-restaurante-castel-de-tres-girard-na-rota-dos-vinhos-da-borgonha/

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Raquel Marraine

    Nossa, que dia delicioso, só de lembrar dá vontade de ir lá de novo!!! 🙂

  2. Hugo

    Rascasse em português é peixe-leão ou lionfish em inglês, que é aquel peixe venenoso e bonito de aquário, que jamais imaginei que alguém ia ter coragem de comer. Ainda bem que ninguém sabia o que era, senão acho que muita gente tinha recusado.

    1. Ana Veloso

      Jura??? Eu achei que a tradução do Wikipedia estava furada e nem acreditei. Por isso que felizes são os ignorantes, que comem peixe gosto sem saber que poderiam morrer!! rsrsrs

  3. marcia

    Gente coisa e outra fina!

  4. Kelly Pimentel

    Encontrei recomendações deste restaurante no site do jornal O Globo no caderno Boa Viagem.Caso seja possível, desejo conhecê-lo!
    Parece maravilhoso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>