«

»

Imprimir Post

Chandeleur: Fevereiro é mês de crepe!

Lembra que em janeiro foi a época da galette des rois na França? Pois este mês tem mais: fevereiro é a temporada dos crepes.

(Nota mental: este ano começo o regime em março).

A culpa de mais um mês de gordice é a Chandeleur, que é uma data comemorada tradicionalmente com crepes no dia 2 de fevereiro, mas cuja comilança obviamente dura o mês inteiro.

Mas o que é exatamente a Chandeleur?

Perguntei ao meu assessor para assuntos culturais franceses (também conhecido como chéri) e a resposta foi: “La Chandeleur, c’est quand on mange des crêpes.

Vou dar um desconto pra ele, já que todos os franceses que eu interroguei responderam a mesma coisa, e também porque até hoje essa explicação pra mim foi suficiente. “Chandeleur quer dizer que é pra comer crepe? Ah, tá. Me dá dois de chocolate.”

Mas como vocês que visitam meu blog não se contentam com explicação fajuta (principalmente se ninguém está abanando um crepe quentinho debaixo do seu nariz), fui pesquisar pra saber quel diable é a Chandeleur.

Momento cultural: Chandeleur é uma festa cristã, que marca a data em que o menino Jesus foi apresentado ao tempo de Jerusalém. Ou seja, a Candelária, ou Nossa Senhora da Luz ou das Candeias. Há! Se não tivesse matado todas as minhas aulas de catecismo teria adivinhado essa.

Agora, qual a relação entre isso e comer crepe, só Deus sabe. Existem algumas especulações: uns dizem que o papa Gelásio I (oi?) distribuía crepes aos peregrinos em Roma, outros que os crepes simbolizam o renascer da primavera por parecerem um disco solar.

Eu acho que as duas explicações estão furadas, mas não vou entrar nesse debate. Pra não criar polêmica com outras culturas, vou comendo crepe e pronto.

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2012/02/chandeleur-fevereiro-e-mes-de-crepe/

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Dalva

    Seu blog é show de bola, pergunto: não dá para postar umas receitinhas dos crepes não?. Bjussssssss.

    1. Ana Veloso

      Dalva, tinha pensado nisso mesmo!! 😀 Vou preparar um post com umas receitinhas e umas idéias de preparação. Bjos!

  2. Raquel

    Danou-se… 😛

  3. Marcia

    Papa Gelásio era nosso vizinho,lembra não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>