«

»

Imprimir Post

Imagens da Fête des Lumières de Lyon

Gente, não acredito que meu último post foi há 10 dias!! Como o tempo voa quando a gente está ocupada, não é mesmo? O pior é que tive mil idéias de assuntos pra blogar e acabei não achando tempo pra nada.

Enfim, hoje pelo menos vou colocar algumas fotos da Fête des Lumières de Lyon deste ano. Meus sogros estiveram lá e curtiram bastante, a vantagem sendo que pra gente (ou até pra quem está em Paris) dá pra fazer o passeio num dia só (a viagem dura 2 horas). Apesar disso eu acho que vale muito a pena passar mais alguns dias lá pra ver o resto das coisas, pois Lyon é uma cidade muito legal.

A Fête des Lumières, ou festa das luzes, acontece todo ano em Lyon no dia 8 de dezembro durante 4 dias e é uma tradição que existe desde 1852, ano em que uma imagem da Virgem foi inaugurada depois de muitos contratempos na colina de Fourvière, onde fica a basílica de Lyon.

De acordo com as informações dos meus sogros, a cidade estava muito bonita mas a experiência foi menos impressionante do que o esperado. Depois de ficar horas rodando pra achar uma vaga (todos os estacionamentos públicos e pagos estavam lotados) eles seguiram um percurso sugerido de 5 km a pé pelas principais praças da cidade. Os monumentos estavam todos  iluminados, com jogos de luz e telões animados,  mas neste ano os habitantes não contribuíram muito com a festa. Normalmente as pessoas colocam velas ou luzes nas janelas das casas, o que deixa um ambiente lindo por todas as ruas, mas parece que a crise econômica na zona do Euro afetou o orçamento previsto em 2011 pelas famílias francesas para velas e fósforos.*

Mesmo sem muita participação popular, esse é o tipo de programa que me agrada muito. Um dos aspectos positivos do inverno é que, assim como na televisão, tudo fica mais bonito com uma boa iluminação.

*Dado sem nenhum fundamento científico, mas achei que esse chute foi bem legal. Se a CNN pode, por que eu não posso?

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2011/12/imagens-da-fete-des-lumieres-de-lyon/

7 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Raquel

    Nossa, muito tempo sem postar mesmo, assim não podche… rsrsrs

  2. Eudênia

    Olá. Você que sempre vai para o sul, tem dicas dos festivais que ocorrem no mês de Junho na Provence e Côte d’Azur?? Pretendo ficar em Aix e Nice e de carro visitar as outras tantas cidades vizinhas. O que você acha? Éuma boa pedida ficar nessas cidades?
    Você Conhece? Sabe qual a melhor região nelas para hospedagem?

    1. Ana Veloso

      Nossa Eudênia, que maravilha a Provence em Junho!! É uma ótima pedida visitar as cidades de carro, mas prepare a paciência pois vc vai pegar engarrafamento pra todo lado, e vai ser um sufoco estacionar. Acho que o mais importante pra vc vai ser achar um hotel com estacionamento, não conte com vaga na rua, as vagas no centro da cidade geralmente são rotativas e difíceis de achar!

      Sei que no verão acontece o festival de teatro de Avignon e o festival de Jazz de Juan les Pins, que são os mais famosos, mas acho que é mais pra julho… Mas no dia 21 de Junho na França toda tem a Fête de la Musique, com certeza em alguma cidade da Provence deve ser muito legal!

  3. Ilma Madureira

    Olá, gosto muito da forma como vc escreve e óbvio me identifiquei com o site. Lendo este post sobre Lyon – que pretendo conhecer em setembro deste ano 2012 – aproveito para perguntar quantas horas de Paris até Lyon? e se vc tem dica de hospedagem?
    Merci

    1. Ana Veloso

      Oi, Ilma!
      Lyon fica a 2h de TGV de Paris. Como também é bem perto de Dijon, sempre que vou lá volto no mesmo dia ou durmo na casa de um casal de amigos que moram lá, então não tenho muito palpite pra dar em relação à hospedagem. Mas sei que uma área boa pra ficar é a Presqu’ile (de preferência na área entre a Place Carnot e a Place Bellecourt) pois é bem central. Dê uma olhada nesta página do Booking pra ter uma idéia: http://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?aid=344610;sid=6bbd8e1e9f51b8ec5917c63f6dceb737;dcid=1;class_interval=1;dest_id=-1448468;dest_type=city;idf=1;redirected_from_city=0;redirected_from_landmark=0;review_score_group=empty;score_min=0;src=index;ss_all=0;ssb=empty;radius=0;city=-1448468;;nflt=district%3D328%3B;track_ajaxsearch2=1

  4. Ilma Madureira

    Obrigada pela resposta.

  5. thais felix

    Oi Ana,
    Adorei seu blog, vou usar muitas dicas dele.
    Vou pra Franca em Marco/ Abril 2013 com uma amiga e tenho 10 dias pra passear antes de ir a Paris (onde ficaremos 5 dias). Nunca fui `a Franca e nao voltarei tao cedo, entao gostaria de uma sugestão de roteiro de cidades onde seria imperdivel ir com o tempo que tenho. E nesse caso, valeria a pena trem ou carro? Por qual aeroporto eh melhor chegar? Ficar em hostels vale a pena na Franca?
    Obrigada desde jah!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>