«

»

Imprimir Post

Vente des Vins de Beaune, o leilão anual dos vinhos da Bourgogne

Um dos eventos mais importantes da Bourgogne é o leilão anual de caridade dos vinhos de Beaune, ou a Vente des Vins des Hospices de Beaune, que este ano está na sua 151ª edição.

A Vente des Vins de Beaune organizada pela Christie’s acontece sempre no último fim de semana de novembro e é concorridíssima! Estive lá hoje pra conferir:

O leilão em si não tem interesse nenhum pra quem está passeando. Como se trata de um leilão de caridade, algumas celebridades e empresários franceses fazem lances super altos para contribuir com a causa do hospital de Beaune. Apesar disso, a imprensa e os especialistas acompanham tudo bem de perto pois os lances costumam indicar a tendência do valor dos vinhos do ano. Os lances são feitos num salão logo em frente ao Hôtel Dieu, e é possível ver o que está acontecendo pelo lado de fora.

Gente curiosa!

Eles liberam a entrada para algumas pessoas e eu até que queria ver mas a fila me desanimou. E vai que me coça um piolho bem na hora que estão leiloando um barril de vinho carésimo e acham que eu estou dando um lance? Tô fora! :mrgreen:

Isso tudo é gente querendo entrar no leilão.

Portanto, o interesse da coisa não é o leilão, mas sim os eventos que comemoram o fim da temporada de produção de vinho. Durante dois dias a cidade fica em ritmo de festa regada com vin, beaucoup de vin! As caves se abrem para degustações, as praças são invadidas por barraquinhas com comidas e bebidas, os estacionamentos viram parques de diversões para crianças, e as ruas ficam lotadas de turistas e habitantes locais.


Este ano o frio deu uma trégua e a temperatura estava bem agradável pra um fim de novembro. Tinha até gente almoçando nos terraços, coisa que até hoje nunca tinha visto nesta época do ano!

 

Confira aqui o programa dos eventos da Vente des Vis de Beaune de 2011. As festividades costumam ser muito semelhantes de um ano pra outro. Outra coisa que não muda: tudo fica lo-ta-do! Ou seja, se quiser participar de alguma degustação ou evento, é melhor reservar com antecedência.

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2011/11/vente-des-vins-de-beaune-o-leilao-anual-dos-vinhos-da-bourgogne/

2 comentários

  1. Rosália

    Dá vontade de comprar vinhos, mas parece uma operação muito trabalhosa. Melhor beber tudo lá mesmo…

    1. Ana Veloso

      Também acho. O boprema é que depois a gente sai mei drocando as bernas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>