«

»

Imprimir Post

Parque des Buttes Chaumont em Paris

A história da torre Eiffel que foi construída pra exposição universal de 1889 todo mundo já conhece. Só que tem outro lugar menos conhecido de Paris que também foi feito especialmente para uma exposição universal, ainda mais antiga, em 1867: o Parc des Buttes Chaumont.

Este parque é situado numa colina íngreme, e oferece uma linda vista da cidade. Bem ao longe, do ponto mais alto do parque, no temple de la Sybille (uma réplica do templo romano de Tivoli, na foto acima) pode-se ver o Sacré-Coeur no horizonte.

Dá pra ver o Sacré Coeur no horizonte. Num dia ensolarado, melhor ainda!

Este com certeza não é o parque mais conhecido de Paris, mas sem dúvida é o mais original. Aqui se tem a impressão de não estar mais no meio da cidade: ao contrário da maioria dos parques parisienses que são planos e simétricos, o Buttes Chaumont tem um aspecto mais selvagem, com cascata, rio, gruta… só que tudo artificial. Também era querer demais, né?

O parque era um local de extração de gipsita na época dos romanos. A gruta que existe atualmente tem stalactites falsas, que são apenas decorativas, mas era a entrada de uma verdadeira mina subterrânea.

O parque des Buttes Chaumont também é considerado o mais romântico de Paris, e por isso atrai muitos noivos que vão se casar ou tirar fotos lá. E não é que no dia que a gente foi, apesar de estar frio e nublado, em pleno inverno em janeiro, tinha gente se casando? Tinha até uma limousine branca na entrada. Na temporada os casais são tantos que ficam se acotovelando e disputando os melhores lugares pras fotos. Quem quiser conferir o estilo das noivas francesas, é só ir lá sábado de manhã.

 

Parc des Buttes Chaumont
75019 PARIS
Metrô: Buttes Chaumont (para chegar na parte baixa do parque) ou Laumière (você tem que andar um pouco até chegar no parque, mas a vantagem é que já chega em cima e evita subir o morro).

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2011/11/parque-des-buttes-chaumont-em-paris/

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Raquel

    Então o melhor é ir pelo metrô que chega em cima e ir embora pelo metrô que sai de baixo???? rsrsrs…

    Adorei o novo logo do blog, ficou lindo! E as folhas outonais também! Mas tô sentindo falta do papel de parede LV inspired.

    1. Ana Veloso

      Sim, a não ser que vc seja masoquista o suficiente pra gostar de subir morro! Ainda estou ajustando o visual do blog, todas as sugestões são bem vindas 🙂

      1. Raquel

        Bunita, se eu tiver que subir um morrão ou um escadão, tô fora. Quando fui à Notre Dame entreguei a câmera pro Felipe e ainda solicitei que me localizasse lá embaixo pra tirar uma foto!!! rs

  2. Julie

    Olá Ana! Estou indo para Paris para o Reveillon e fico até o dia 5/01. Já fui algumas vezes à Paris e nunca tinha ouvido falar neste parque. Paris sempre tem uma surpresa para uma próxima viagem, né? Você acha que eu consigo conhece-lo tranquilamente em janeiro? Estou com medo de congelar, nunca fui à Paris no inverno, e aqui no RJ a gente não tem noção do que é frio de verdade, né? Beijos

    1. Ana Veloso

      Oi, Julie! Eu também só descobri esse parque depois de várias vezes lá, fui com um casal de amigos que moravam em Paris. Acho que não é muito no circuito turístico. Essas fotos aí eu tirei em janeiro, lembro que estava beeeem frio. Deu pra passear tranquilamente, caminhamos bastante no parque e fomos embora. Só não dá pra ficar lá de bobeira sentada admirando porque aí o frio pega mesmo!

      1. Julie

        Oi Ana, obrigada pela dica. Eu e meu marido decidimos fazer isso mesmo que você falou – ir até lá para conhecer sem pretensões de sentar pra fazer um piquenique (se não viraríamos os sorvetes da sobremesa, rsrsr). E estamos pensando em aproveitar para conhecer La Villete, que também não conhecemos e parece se perto, você acha uma boa? Nunca usamos esta linha de metrô que vai para estes lados, então resolvemos que desta vez faremos coisas novas e adoramos a ideia de conhecer este parque. O que você acha de La Villete no mesmo dia?
        Beijos, Julie

        1. Ana Veloso

          Oi, Julie, desculpa a demora pra responder, não tinha visto seu último comentário!! Pode ser uma boa idéia visitar os dois no mesmo dia sim, principalmente porque como você disse, praqueles lados de Paris não tem muita coisa. Só não sei como vai estar o la Villette nesta época do ano, vou aproveitar e perguntar pra uma amiga que trabalhou lá. Se descobrir algo interessante conto pra você 😉

  3. Luiz Eduardo

    Ana, Você tem idéia de quanto tempo leva para conhecer esse parque?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>