«

»

Imprimir Post

Château du Clos de Vougeot

O Château du Clos de Vougeot (clô de vujô) fica na Route des vins de Bourgogne (rota dos vinhos da Borgonha), no vilarejo de Vougeot, na metade do caminho entre Dijon e Beaune. Situado em meio aos belos vinhedos da Côte de Nuits, é o mais famoso castelo da região.

A particularidade do Clos de Vougeot é que apesar de estar situado em pleno vinhedo, lá não se degusta e não se vende nenhum vinho. Mesmo sem degustação ou compra, vale a pena fazer uma visita só pra ver as gigantescas prensas de uva originais do séc. XII, e o belo pátio interior.

              

Atualmente a principal função desse monumento histórico, além do turismo, é ser a sede da Confrérie des Chevaliers du Tastevin.

A confraria foi criada em 1934 para promover os vinhos e a cultura da Borgonha, e apesar de contar com 12.000 membros no mundo todo, ela é um clube fechadíssimo composto por ilustres glutões locais e internacionais, como Jacques Chirac e Gérard Depardieu.

No Clos de Vougeot algumas vezes por ano a Confrérie organiza banquetes chamados “chapitres”. Eles são eventos concorridíssimos, até pra quem é membro da confraria. Meu chéri já participou de um, mas em condições bem especiais, quando fez o serviço militar como gendarme em Nuits Saint Georges, o principal vilarejo próximo de lá. E o que um guardião da paz faz num vilarejo tão pacato? Bebe vinho durante as rondas e ajuda na segurança dos chapitres, com direito a jantar e beber como os demais cavaleiros… só que nos bastidores.

 

Quem quiser degustar ou comprar os vinhos do Clos de Vougeot (que são ótimos, diga-se de passagem) precisa ir ao Château de la Tour, o mini-castelinho que fica na mesma estradinha de terra que leva ao Clos de Vougeot.

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2011/11/chateau-du-clos-de-vougeot/

2 comentários

  1. marcia

    È um lugar que vale a pena conhecer.

  2. Kelly Pimentel

    Meu Deus! Quanta coisa para se conhecer nesta região! Estou encantada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>