Johnny quem?

Sabem quem é o cara mais famoso da França, o maior ídolo nacional, aquele que lota estádios de futebol com fãs histéricos, que não pode sair na rua sem uns 10 guarda-costas?

Não, não é o Alain Delon, nem o Gérard Depardieu. É um sujeito que adotou um pseudônimo nada francês: Johnny Hallyday. Ou simplesmente Johnny. Só que na verdade ele nasceu na Bélgica e se chama Jean-Philippe Smet.

O mais interessante é que ele é tão famoso na França quanto desconhecido fora dela.

O Johnny é uma espécie de Roberto Carlos francês. Ele começou a carreira nos anos 60 cantando as mesmas musiquinhas traduzidas do inglês, foi o líder da turma da jovem guarda francesa, e como o Roberto Carlos foi praticamente o único que conseguiu continuar a carreira até hoje.

 

Johhny Hallyday nos anos 60

 

A diferença é que o Roberto Carlos depois de velho virou carola, enquanto o Johnny virou um roqueiro gatoso sem noção. Ele é famoso pelas burradas que fala, pelas bebedeiras constantes e pela falta de tino comercial pra gerenciar a carreira. Acho que ele inventou a velhice transviada.

Enfim, o Johnny é o ídolo supremo da esfera social francesa mais pobre, chamada “France d’en bas“, algo como os white trash ou red necks americanos. Mais um daqueles que o Faustão definiria como um monstro sagrado (odeio essa expressão).

Confira se não é breguíssimo:

 

Johnny Hallyday atual. Essa música é de 98. Acrescente algumas pelancas para a versão 2011, o estilo não mudou nada.

 

 

6 opiniões sobre “Johnny quem?”

  1. Ana, vc se esqueceu de falar que ele tinha uma mulher linda ( Sylvie Vartan ) e um filho mais lindo ainda… sem contar que na época desse clip, ele tava casado com uma mulher 40 anos mais jovem e ele não era nada discreto , bem ao contrário do Roberto Carlos…. mas, gosto é gosto….prefiro Goldman . Bjos.

    1. Bem dito xará. Até hoje não entendo como ele faz tanto sucesso… mas tenho que admitir que o Johnny tem um certo je ne sais quoi. Quando escuto Gabrielle, não consigo me controlar e sempre acabo cantando junto. Mas não conte pra ninguém, ok? ;)

          1. Pensando bem, Florent Pagny ainda é melhor do que família Sarkozy. Continuo Ana mesmo!! rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>