«

»

Imprimir Post

Pratos de inverno na França: raclette

Quando chega o inverno na França é hora de trocar não só o guarda-roupas, mas também o cardápio. Au revoir vestido de alcinha e saladinha, bonjour botas, luvas e pratos à base de queijo!

Um dos meus pratos prediletos da temporada do frio é a raclette. É um ótima escolha pra se passar uma noite agradável com os amigos, comendo, batendo papo e tomando um bom vinho enquanto a neve cai lá fora. Além de ser facílimo de fazer, é um prato que sempre agrada muito.

Raclette é o nome do queijo que vem da Suíça ou dos départements franceses Savoie e Haute-Savoie, na fronteira entre os dois países. O nome também é relacionado ao verbo ‘racler‘, que quer dizer algo como raspar com uma pazinha ou limpar com um rodo.

O que tem uma coisa a ver com a outra? Tudo. Nada mais natural do que racler uma raclette:

Na raclette caseira simplificada, os franceses compram os pedaços de queijo já fatiados, aí é só colocar a raclette dentro de uma pazinha, botar no aparelho próprio (four à raclette) e esperar derreter. Depois você vai racler pra derramar o queijo no prato.

Já nos restaurantes, a raclette é servida cortada pela metade. É um queijo enorme, do tamanho de uma roda de carro, que eles colocam em cima da mesa com uma resistência que vai esquentando enquanto você vai raspando (olha a hora de racler de novo) o queijo derretido.

Depois é só comer a raclette derretida por cima de batata cozida, cornichons (pickles de pepininho e mini-cebola) e os tipos de charcuterie (frios) que preferir: presunto, bacon, rosette, saucisson… Normalmente a raclette é degustada com um bom vinho branco da Savoie, mas eu acho que um Alsace riesling também cai bem!

É claro que o melhor mesmo é comer o que é da região na própria região, mas se bater a vontade de experimentar uma raclette (vai por mim, é uma delícia!) e uma ida a Chamonix estiver fora do programa, é só procurar por um restaurant savoyard, em qualquer cidade tem.

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2011/10/inverno-raclette/

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Raquel

    Uma das coisas mais deliciosas que eu já comi!

    1. Ana Veloso

      Prepare-se que logo logo tem mais!

  2. Marcia

    Que delícia!Ainda bem que está perto a hora de raclettar.

  3. LéaParis.

    Amei, comi no meu Natal em Paris, minha primeira neve…… amei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>