«

»

Imprimir Post

Esqueça o regime e experimente as delícias de Lille

A gaufre tradicional. Delícia!

Sempre que viajo, faço questão de estudar de perto todos os aspectos de uma cidade. Principalmente as guloseimas!

No norte da França a tarefa não foi difícil. Em Lille, assim como na Bélgica, uma das especialidades é a gaufre, ou waffle. Não tem nada melhor que uma gaufre quentinha coberta de nutella ou açúcar de confeiteiro, acompanhada de um bom café ou chocolate quente… (eu tenho uma maquininha de fazer gaufre e essa é uma das minhas atividades preferidas pras tardes de domingo no inverno).

Patisserie Meert

Pois então, sendo eu bem chegada numa gaufre, tive quer ir à patisserie Meert (27 rue Esquermoise), a mais tradicional de Lille, para provar a famosa gaufre à la vanille (baunilha) que o general Charles de Gaulle, nativo da cidade, adorava.

A patisserie é linda, daquele tipo que só de ver a vitrine já dava água na boca… então imaginem qual não foi a minha decepção quando o cara me veio com uma espécie de bolacha achatada, tipo um biscoito wafer mole e amassado com aquele recheio bem açucarado!

Ainda bem que o general de Gaulle não escreve blog sobre viagens, senão seria obrigada a dar um pito nele.

Enfim, a patisserie Meert vale muito a pena, mas fiquem fora da gauffre à la vanille, que com certeza não é o que eles vendem de melhor.

Outra guloseima típica de Lille é a tarte au sucre (torta de açúcar), que nada mais é do que um biscoitão de massa bem leve e fofinha, como um brioche, coberto por uma crosta de açúcar. Não tem nada de especial, mas é danado de gostoso. O interessante é que eles vendem tarte au sucre no Paul (rede de padaria/lanchonete) de Lille, mas não nos das outras cidades francesas.

Pra acompanhar isso tudo, a boa pedida é um verdadeiro chocolat chaud. Verdadeiro quer dizer chocolate ao leite belga derretido, ao qual você acrescenta leite integral bem quente, como servem no Café de Foy, entre a Place Rihour e a Grand’ Place. Depois desse você nunca mais vai querer saber de leite com Nescau…

Ah, já ia esquecendo: o Speculoos, biscoitinho amanteigado sabor canela que costuma acompanhar o café também vem daqui e é uma delícia!

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2011/10/guloseimas-lille/

3 comentários

  1. Raquel

    Muito bom!

  2. andreiaaaa

    Muito bom!

  3. Tere

    Gostei das dicas, vamos em julho, valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>