Château du Haut Koenigsbourg na Alsácia

O Château du Haut-Koenigsbourg na Alsácia fica entre Estrasburgo e Colmar, sendo assim uma parada obrigatória para um roteiro na região. O ideal é ir lá de carro, para poder aproveitar do trajeto que é lindo: o castelo fica no alto de uma colina que a gente vai subindo em meio aos vinhedos da Alsace.

Estrada que leva ao castelo, no alto da colina

Também é possível ir até lá de ônibus a partir da cidade de Sélestat.

O Haut-Koenigsbourg é um castelo fortificado do séc. XII, que durante séculos atravessou várias guerras entre imperadores, reis e ditadores sendo praticamente destruído no séx. XVII. A partir de 1900 o castelo foi restaurado e continua bem conservado até hoje.

Entrada do castelo Haut-Koenigsbourg

O castelo é enorme, então é necessário reservar pelo menos uma manhã inteira para visitá-lo. Na verdade o Haut Koenigsbourg é mais como um vilarejo fortificado, com ruelas, casinhas, poços, torres, pontes levadiças, enfim, toda a parafernália necessária para trancar a princesa donzela no calabouço enquanto o cavaleiro valente não vem salvá-la. Esse é o tipo de lugar em que a gente se sente como num filme medieval ou um conto de fadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Até pra quem já enjoou de ver castelo no Vale do Loire a visita do Haut Koenigsbourg é interessante. Por ser um castelo medieval do séc. XII ele é completamente diferente dos castelos de lá. A época e a finalidade da construção também eram outras: no Loire, os castelos foram quase todos construídos durante a Renascença (a partir do fim do séc. XV até o séc. XVI) para servir de residência temporária dos reis quando iam à caça, enquanto que o Haut Koenigsbourg tinha como missão principal ser uma base de defesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isso sem falar que a vista lá de cima é simplesmente maravilhosa! Estivemos lá em maio e apesar do tempo estar nublado e chuvoso gostamos muito. Acho que num dia ensolarado deve ser ainda mais lindo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O castelo do Haut Koenigsbourg pode ser visitado o ano inteiro e a entrada custa 8€.

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2011/10/chateau-du-haut-koenigsbourg-na-alsacia/

9 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Que lugar maravilhoso!!! 🙂

  2. Será que dá para irmos lá em dezembro?

    1. Fica meio fora de mão, nós vamos descer para os Alpes… mas nada é impossível!

    • Daniel Peres em 2 julho 2012 às 20:07
    • Responder

    Nao e so um lugar Maravilhoso,como Toda essa zona da Alsacia,especialmente conhecida pelos seus vinhos…

    Tem uma Rota de Vinhos maravilhosos e com lugares pra se ficar a dormir e comer bem,Aconselho a Visita seja ela qual for a epoca do ano…

  3. Oi Ana, boa dica. Vc acha que é possível visitar a Alsácia em janeiro? É o único mes em que posso viajar. Parabéns pelo blog. Grata pela atenção.

  4. Oi Ana, boa dica.
    Vc acha que é possível visitar a Alsácia em janeiro? É o único mes em que posso viajar. Parabéns pelo blog. Grata pela atenção.

  5. Maravilhosa essa região do interior da França! Cidadezinhas lindas, cheias de encanto! Conhecemos a região em agosto de 2015 e relato no meu blog: http://www.liveforexperiences.blogspot.com.br/

    • Victor Cardoso em 2 março 2017 às 02:58
    • Responder

    Olá.
    Visitarei Colmar em breve e gostaria de visitar o chateau, porém só teria algumas horas disponíveis… em quanto tempo acha possível visitar o castelo?
    Obrigado!
    Victor

    1. Depende da visita, se vc for rapidinho em cada sala sem ficar admirando muito e lendo todas as explicações, umas duas horas são suficientes!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.