«

»

Imprimir Post

Abreviações, siglas e acrônimos franceses

Quem fala um pouco de francês já percebeu que a mania nacional é abreviar as palavras. Um adolescent é um ado, na escola não se aprende mathématiques mas math, no lugar de um appéritif  se bebe um apéro, e assim por diante.

Outra paixão nacional são as siglas. Algumas são tão conhecidas que se tornaram palavras correntes do vocabulário, ao ponto de todo mundo saber o que é mas às vezes não saber o que significam as letras.

Como em português, a regra para saber como pronunciar essas palavras é que se todas as letras estão escritas em maiúsculo, o nome se pronuncia letra por letra pois se trata de uma sigle. Se só a primeira letra for maiúscula, o nome é lido como uma palavra corrida pois se trata de um acronyme.

SNCF. Société Nationale des Chemins de Fer Français. A companhia ferroviária nacional.

RATP. Régie Autonome des Transports Parisiens (essa pouca gente conhece). A empresa que gerencia o transporte público em Paris: metrô, ônibus, etc.

TGV. Train à Grande Vitesse. Trem-bala.

TER. Transport Express Régional. O trem tradicional que liga as cidades entre elas.

RER. Réseau Express Régional. Trem suburbano de Paris (como o TER parisiense).

HLM. Habitation à Loyer Modéré. Apartamento subvencionado pelo governo para famílias de baixa renda, geralmente localizado nos prédios de imóveis de vários andares nas periferias das cidades.

PDG. Président Directeur Général. Presidente diretor de uma empresa, algo equivalente ao CEO em inglês.

JO. Jeux Olympiques. Olimpíadas.

VTT. Vélo Tout Terrain. Bicicleta tipo mountain bike.

Sida. Syndrôme de l’immunodéficience acquise. Aids.

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2011/10/abreviacoes-siglas-e-acronimos-franceses/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>