Toilette x salle de bain

Sempre vejo nos livrinhos do tipo “Francês para viajantes” a famosa frase: “Où sont les toilettes?

Mas sempre que se fala da tradução da palavra banheiro, o resultado em francês é salle de bain.

Sabe qual a diferença entre as duas? A explicação está no nome. Salle de bain é onde a gente toma banho, e toilettes onde a gente faz as necessidades. Só que na França não é tudo no mesmo lugar, não. Talvez você não perceba isso porque nos hotéis os espaços são reduzidos então frequentemente tudo fica junto mesmo, igual no Brasil. Mas nas casas francesas, o WC (como também é chamado, pronuncia-se vecê) sempre fica num cômodo à parte. Mais ou menos como ir fazer xixi dentro do armário.

No começo eu achava estranho, mas no fim acho que faz bastante sentido: quando se pensa bem, o que tem a ver uma coisa com a outra? Sem falar na comodidade de não ter que expulsar o companheiro que está escovando os dentes na hora que a coisa aperta. O único problema é que se alguém perguntar onde você está, não tem jeito de alguém contornar com o eufemismo de dizer que tá no banheiro. Tá é cagando mesmo.

A nomenclatura é tão precisa que aqui se fala até de salle de douche ou salle d’eau quando um banheiro tem chuveiro mas não tem banheira. O mesmo se aplica quando dizemos que vamos tomar banho. Je vais me doucher/prendre une douche e je vais me baigner/prendre un bain são coisas bem distintas.

Vocabulário – Outros nomes coloquiais pra ‘casinha’: pipi room, le petit coin, les chiottes (este último muito comum mas meio xulo, quem quiser depois eu explico porque este post já ficou escatológico o suficiente…)

 

Link permanente para este artigo: http://www.viajarnafranca.com/2011/09/toilette-x-salle-de-bain/

3 comentários

  1. Oiee!
    É muito interessante saber disso!
    Eu estava fazendo um trabalho da escola e fiquei com essa dúvida e graças ao seu blog eu já estou esclarecida!
    Obrigada e parabéns! (é muito útil!) 😉
    Você está fazendo um ótimo trabalho! 🙂

    • eloisio araujo em 29 junho 2014 às 16:59
    • Responder

    Adorei as explicações .
    Parabéns .

    • jorge Albuquerque em 28 janeiro 2020 às 03:02
    • Responder

    Eu estou estudando francês por hobby , um dia sonho em conhecer a França( Paris é claro, Normandia e Rouen – onde foi executada Joana D Árc . e nesse estudo eu ja tinha conhecimento sobre o toilett quando opaa , me deparei com o salle de bain , daí consegui retirar essa dúvida graças essa postagem.

    merci beaucoup !!!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.