Dirigir na França: self-service de gasolina no Carrefour

Vinte litros de aditivada e dois de leite, por favor.

Se você pretende alugar um carro pra viajar e já ficou feliz da vida com o título do post, não se iluda. Não estou falando de rodízio de gasolina à vontade, mas sim de posto em que é você mesmo que vai na bomba e põe a gasolina no carro.

Na França, frentista é uma categoria de trabalhadores extinta há anos, então o jeito é botar a mão na massa e invocar o exu da Solange do Big Brother. É só vestir um shortinho e cantar assim: iarnuou, iarnistilveeeeee.

Deu certo? Se não deu, aqui vão algumas dicas pra abastecer o carro sem quebrar a cabeça (ou as unhas).

Pra começar, existem 3 tipos de combustível mais comuns: essence sans plomb 95 ou SP-95 (gasolina comum), sans plomb 98 (aditivada) e gazole ou gasoil (diesel). Alguns postos disponibilizam um novo tipo de gasolina, SP95-E10, que é misturada com um pouco de etanol. A SP95-E10 é mais barata que as outras, mas tome cuidado porque nem todo carro aceita esse combustível! Esse é um exemplo de barato que pode sair caro, afinal não vale a pena arriscar pifar o carro no meio da estrada pra economizar alguns centavos. Certifique-se antes com a locadora que seu carro pode rodar com a E10.

Agora que já sabe o que colocar no carro, falta saber como. Amigas dondocas, não tenham medo, pois é tudo muito simples. Você já é especialista nisso e nem sabia: vai dizer que não adora parar seu carro, descer, pegar seu cartão de crédito e enfiar numa maquininha? Então, é isso que tem que fazer. Você na realidade vai pagar antes de se servir e só vai saber o valor depois. Isso é pra evitar o ‘esquecido’ que coloca gasolina no carro e vai embora sem pagar. Pode digitar sua senha sem saber quanto vai dar sem medo, porque é assim mesmo (o valor você vai controlando depois na medida que for enchendo o tanque). Agora é só escolher o tipo de gasolina e a mangueira correspondente vai se desbloquear.

Ah, não se esqueça antes disso de vestir uma luvinha de plástico descartável, geralmente é possível encontrá-las logo ao lado das bombas.

Depois de abastecer, devolva a mangueira pro lugar. O valor então vai ser debitado do seu cartão. Pegue seu ticket (se escolheu a opção de emitir um) e pronto!

Também existe o posto de gasolina em que você se serve, mas paga no caixa logo em frente. Nesse caso você não coloca cartão nem nada, mas na hora de sair passa numa espécie de drive-in (como um pedágio), dá o número da bomba que usou e paga a quantia no caixa. Se você não achar lugar nenhum pra pagar, é porque tem que descer do carro e ir lá no caixa da lojinha de conveniência mesmo. Mas nem pense em dar uma de João sem braço e ‘esquecer’ de pagar, tudo é vigiado por câmeras e logo logo a polícia vai estar na sua cola.

Outras dicas úteis:

- Se for viajar de auto-estrada, nunca abasteça nos postos de gasolina das aires d’autoroute na beira da estrada, sempre é lá que a gasolina é mais cara. Aliás, tudo nessas paradas é mais caro. Saia da cidade de origem com o tanque cheio pra não ser obrigado a abastecer numa delas.

- Gasolina aqui se compra também no supermercado. Não dentro do Carrefour (dã!), mas na saída do estacionamento, onde sempre costuma ter um posto. Procure abastecer em supermercados como Géant, Carrefour, E. Leclerc, Intermarché, Super U, a qualidade da gasolina é a mesma e o preço costuma ser melhor.

- Postos das redes Total, Esso, Shell, Elf, Bp são melhor localizados no centro das cidades, mas costumam ser os mais caros.

- Deu pra perceber que sem cartão de crédito vai ser difícil conseguir gasolina, né? Então deixe o cheque pré pra 30 dias que você costuma dar no Posto Matagal em casa e bote o Visa pra funcionar!

 

Uma opinião sobre “Dirigir na França: self-service de gasolina no Carrefour”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>