Como fazer roteiros de carro na França

Viajar de carro na França além de ser muito fácil é uma delícia, até pra quem não gosta muito de dirigir. As estradas são ótimas, os motoristas de modo geral são educados e as paisagens são de tirar o fôlego.

Em breve publicarei algumas ideias de roteiros na França que já fiz ou que sei que são legais de fazer. Enquanto isso, para quem está pensando em viajar de carro, recomendo dois sites que são uma mão na roda (gostou do trocadilho?): Via Michelin (Europa) e Mappy (França).

Hoje em dia todo mundo tem um GPS, mas esses sites são muito úteis na etapa de preparação da viagem. Eu sempre dou uma olhada quando vou pegar uma estrada que não conheço bem para decidir onde vamos parar ou olhar no mapa se vale a pena fazer um desvio pra ver alguma cidade interessante.

É só colocar a cidade ou endereço de partida e chegada que o site calcula tudo pra você: distância, tempo de viagem pela auto estrada (autoroute) ou estrada normal, quanto vai custar (gasolina, pedágio)… Você pode até calcular rotas a pé ou de bicicleta dentro de uma cidade e saber quanto tempo vai precisar pra fazer o trajeto.

Aperte o cinto e bon voyage!

 

 

11 opiniões sobre “Como fazer roteiros de carro na França”

  1. Já morei na França e concordo. Minha viagem preferida é para a Alsace com paradas em Epernay e pernoite em Strazbourg. No dia seguinte a boa é pegar a Route du vin até Colmar passando por Rickewirr, Kaisersberg e a mais bonita de todas Ribeauville. Recomendo uma subida até o Lac Blanc, próximo a Colmar especialmente se for no inverno, aliás a cidade de Colmar no Natal fica linda!

  2. É verdade Rogério, o leste da França é uma região linda que muitas vezes ninguém nem imagina! Está na minha pauta fazer um post sobre um roteiro na Alsace que fiz uma vez, foi parecido com o seu mas não exatamente, com certeza vou incluir suas sugestões!

  3. Rogério, gostei desse seu roteiro.
    Aninha, depois de ter ido a Estrasburgo em abril, só penso em voltar pra conhecer as outras cidades. Bom que já tenho as dicas pra alugar carro…

  4. Olá Ana, achei este muito útil e interessante.
    Vou para a França em abril, ficarei 08 dias em Paris e tenho mais 08 dias para conhecer um pouco do Sul da França, embarco de volta de Nice.
    Vou fazer este percurso de carro, minha intenção é parar em algum lugar entre Paris e Provence para uma noite, depois até lá (Provence)onde farei minha 1ª base por +/- 3 dias, daí sigo para Nice (2ª base)
    Gostaria de saber, o que você sugeri para o percurso de Paris a Provence, onde ficar ? Você acha que Nice é uma boa base ou é uma cidade muito grande ?

    Obrigada
    Márcia

    1. Oi Márcia. A França na primavera é muito agradável, com um pouco de sorte vc vai pegar sol com um clima muito bom!!

      Acho que uma parada legal entre Paris e Nice seria Lyon, é uma cidade grande mas linda e muito interessante, principalmente se vc gosta de bons restaurantes!! Acho que o melhor é descer até Lyon de auto estrada (não tem nada muito interessante pra ver no caminho) e depois de Lyon até Nice de estrada normal. A viagem vai demorar mais mas as paisagens são lindas. Tente passar pelas Gorges du Verdon, é maravilhoso!!

      Paris, Nice e Lyon são as maiores cidades da França. A desvantagem é o trânsito, mas a vantagem é que vc vai ter mais opções de hospedagem. No sul da França sempre uso Nice como base pq os hotéis nas cidades menores (que geralmente são locais de férias dos ricos e famosos) costumam ser caríssimos!

  5. Olá Ana,
    Pegando um gancho da dica que vc deu para a Márcia, será que você pode me dar uma ajudinha também? Vou para a França em novembro e estou pensando em passar uns 3 dias na Provence antes de voltar ao Brasil (meu vôo sai de Lyon). Você pode me dar alguma dica sobre a região? Obrigada, Alana

  6. Bom dia’
    Prezada ANA
    Estou pretendendo ir a Franca cerca de duas semanas, passando obrigatoriamente uma semana em Paris . Acho que embarcarei dia 26 de julho.
    DEPOIS pretendo conhecer de carro as cercanias de Paris em uma semana.
    Esse devera ser meu time.
    DETALHE IMPORTANTE: NAO FALO FRANCES.
    Assim que roteiro para nao mais de uma semana aconselha, por favor?

    PARABENS PELO BLOG

    Ribeiro

  7. Olá Ana,

    Quero fazer uma viagem de carro pela frança em janeiro, mas como é inverno gostaria de sugestões de qual seria o melhor roteiro ?
    saio de Paris e tenho 7 dias
    obrigada

  8. Oi,
    Adorei seu blog. Estou indo em maio pela 3ª vez à Paris, mas pretendo fazer algumas incursões pelo interior da França. Desta vez estou indo sozinha e gostaria de saber se você acha muito arriscado alugar um carro, por exemplo , em Aix-en-Provence , para conhecer os arredores. Ou seria melhor fazer isso de ônibus ou trem?
    Obrigada.
    Bia

  9. Oi. Adorei o blog. Minha irmã que mora em Barcelona, quer por que quer que na nossa próxima visita a ela em 2015, a gente vá conhecer o vale do Loire, de carro. Estou pesquisando, mas ainda é tudo muito……..confuso. Eu e meu marido não falamos nada de francês e nosso inglês é sofrível de dar dó! Só no espanhol é que sou fera, mas na França?????Tens algumas dicas de onde posso começar a montar um roteiro, saindo de Barcelona de carro e indo pro bendito Valeo do Loire. Pensamos ir em junho/2015!!!!! Dá prá encarar as estradas sem falar francês, só com nosso GPS? Ela disse que fez um passeio de barco, tipo:alugue e pilote você mesmo. Existe isso? Tenho tantas dúvidas!!!! Mas ela quer tanto que a gente conheça essa região da França que acho que vou ter que encarar meu medo de não falar francês! Podes me dar algumas dicas? Obrigada.

    1. Silvia,
      Não sou especialista em viagens, mas já estive em Barcelona e no vale do Loire. Não sei se vale a pena sair de carro de Barcelona ou se seria melhor alugar no Vale do Loire. Quando estive em Barcelona fui para Paris de trem noturno, o Elypso, comprando com antecedência a primeira classe sai em conta e o serviço é ótimo. De Paris o Vale do Loire está a 1h30 de trem, vc pode sair de Paris no início da manhã e chegar a Tours e lá alugar um carro para se deslocar no vale.
      Carolina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>